gbriela cravo e canela

353 palavras 2 páginas
Gabriela Cravo e Canela foi escrita por Jorge Amado em um modernismo de segunda fase. A história divide-se em quatro capítulos e acontece em 1925 na cidade de Ilhéus.
A primeira parte é UmBrasileiro das Arábias e sua primeira divisão é O langor de Ofenísia, onde relata o desenvolvimento da cidade Baiana devido a plantação de cacau. Mundinho é um jovem que foi morar em Ilhéus e láenriqueceu como exportador de cacau e planeja acelerar o desenvolvimento da cidade, melhorar os portos e derrubar Bastos, o já governante que não tinha uma visão de progresso. Nacib é dono do bar Vesúvio, onde muitas pessoas da cidade vão apreciar sua comida, mas ocorreu um problema, sua cozinheira foi morar com o filho bem no dia em que ele precisa entregar um jantar para 30 pessoas. Então ele encomendao jantar de duas cozinheiras gêmeas que cobram muito caro mas, mesmo assim, passa toda a tarde atrás de uma nova cozinheira. Até que aparece Gabriela, uma mulher linda que se estabelece em Ilhéus paraser cozinheira ou doméstica, Nacib fica encantado com a moça e logo a contrata.
O segundo capítulo da primeira parte chama-se A solidão de Glória e acontece apenas em um dia. O dia começa com oamanhecer de dois corpos na praia, descobre-se então que o coronel Jesuíno flagrou sua esposa, Sinhazinha, na cama com o dentista Dr. Osmundo, matando os dois sem seguida.(No epílogo, O Coronel Jesuínofoi condenado e preso por ter assassinado sua esposa e o amante). Toda a cidade comentava a morte dos dois, mas concordavam que o coronel teve razão em querer limpar sua honra. Aí a história volta parao jantar de Nacib, onde ficou explícito a disputa pela prefeitura de Ilhéus entre Mundinho Falcão (oposição) e os Bastos (governo). Quando o jantar acaba, Nacib volta para casa e, quando ia deixar umpresente para Gabriela, tem com ela a primeira noite de amor. Durante o dia, Gabriela tratava Nacib como patrão, mas, apesar de se amarem muito, mantinham um relacionamento sem compromisso. Só...

Relacionados

  • Gbriela cravo e canela
    5476 palavras | 22 páginas