Gbriela cravo e canela

5476 palavras 22 páginas
Gabriela Cravo e Canela
Introdução
Gabriela, Cravo e Canela é um dos mais célebres romances do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1958.
Representa um momento de mudança na produção literária do autor que até então abordava temas sociais, marcada por tipos populares, poderosos coronéis e mulheres sensuais.
A obra é um retorno ao chamado ciclo do cacau, ao citar o universo de coronéis, jagunços, prostitutas e trambiqueiros de calibre variado que desenham o horizonte da sociedade cacaueira.

No ano seguinte ao da sua 1ª edição, ganhou cinco prêmios: * Prêmio Machado de Assis, do Instituto Nacional do Livro, Rio de Janeiro, 1959; * Prêmio Paula Brito, da antiga Prefeitura do Distrito Federal, Rio de Janeiro, 1959; * Prêmio Luísa Cláudia de Sousa, do PEN Clube do Brasil, Rio de Janeiro, 1959; * Prêmio Carmem Dolores Barbosa, de São Paulo, 1959; * Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, São Paulo, 1959.
Devido ao grande desempenho nas vendas e nome Gabriela se tornou popular após o romance, sendo utilizado para denominar de bares e restaurantes a suco de cacau, além de empresas dos mais diversos ramos.
Traduções
Publicado em Portugal é o romance de Jorge Amado com o maior número de traduções, tendo sido editado em alemão, árabe, búlgaro, catalão, chinês, coreano, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, estoniano, finlandês, francês, georgiano, grego, hebraico, holandês, húngaro, inglês, italiano, lituano, macedônio, moldávio, norueguês, persa, polonês, romeno, russo, sueco, tcheco, turco e ucraniano.
Adaptações
Televisão
Gabriela, Cravo e Canela - Telenovela produzida pela extinta TV Tupi em 1960, com adaptação de Zora Seljan, e Janete Vollu no papel principal, além de Paulo Autran como Mundinho Falcão. * Gabriela - telenovela da Rede Globo de Televisão, 1975, com adaptação de Walter George Durst e com Sônia Braga no papel principal. Fez grande sucesso no Brasil e em Portugal. * Gabriela - telenovela da Rede

Relacionados

  • gbriela cravo e canela
    353 palavras | 2 páginas