gberkgjer

1176 palavras 5 páginas
Ditadura na Argentina

Dados socieconômicos
Era tempo de instabilidade política, que impedia tanto a democracia quanto o desenvolvimento social e econômico do país.
Período da ditadura
De 1966 á 1983
Quem foram os ditadores ?
Juan Domingo Perón que ganhou as eleições em 1973; Três anos depois, em 14 de março de 1976, um novogolpe elegeu o General Jorge Rafael Videla
Como foi o período da ditadura ?
No período da ditadura na Argentina aconteceram seis golpes de estado durante o século XX, em 1930, 1943, 1955, 1962, 1966 e 1976. Os quatro primeiros estabeleceram ditaduras provisórias enquanto os dois últimos estabeleceram ditaduras de tipo permanente segundo o modelo de estado burocrático-autoritário. O último levou a cabo uma guerra suja na linha do terrorismo de Estado, no que foram violados massivamente os direitos humanos, com dezenas de milheiros de desaparecidos.

Antecedentes da ditadura

O movimento que levou a uma ditadura militar na Argentina se autodenominava “Revolução Argentina” e realizou um golpe de Estado contra o então peresidente Arturo Lllia, no dia 28 de junho de 1966.

Papel dos Estados Unidos na ditadura

Internacionalmente, a ditadura argentina e a violação de direitos humanos contou com o apoio ativo do governo dos Estados Unidos (salvo durante a administração de James Carter) e a tolerância dos países europeus, a União Soviética e a Igreja Católica, sem cuja inação dificilmente se podia suster. Assim mesmo, nesse momento instalaram-se com apoio norte-americano ditaduras militares em todos os países do Cone Sul da América (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai) que coordenaram entre si e com os Estados Unidos a repressão, por meio de uma organização terrorista internacional denominada operação Condor.

Ditadura no Paraguai

Dados socioeconômico

Durante a ditadura de Fransisco Solano Lopez, o Paraguai viveu um momento de grande progresso econômico e milita, tornando-se numa das maiores

Relacionados