Gaudi

Páginas: 6 (1307 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE
Faculdade de Engenharia e Arquitetura






ESTUDO SOBRE A VIDA DO ARQUITETO CATALÃO ANTONI GAUDÍ




ALUNO

Orientador: Professor






BELO HORIZONTE

2014





UNIVERSIDADE
Faculdade de Engenharia e Arquitetura






ESTUDO SOBRE A VIDA DO ARQUITETO CATALÃO ANTONI GAUDÍ
ALUNO

Orientador: Professor




Pesquisa apresentada adisciplina de “Informática Aplicada a Arquitetura e Urbanismo”
sobre a vida do arquiteto Catalão Antoni Gaudí.



BELO HORIZONTE


2014

SUMÁRIO

SUMÁRIO 3
LISTA DE FIGURAS 3
INTRODUÇÃO 4
BIOGRAFIA 4
VIDA PROFISSIONAL 5
PRINCIPAIS OBRAS 7
CURIOSIDADES 9
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 10




LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Cooperativa Obrera Mataronense (1878-1882) 7Figura 2 - El Capricho (1883-1885) 7
Figura 3 - Casa Vicens (1883-1888) 8
Figura 4 - Templo Expiatório da Sagrada Família (1883-1926) 8
Figura 5 - Colegio de Las Teresianas (1888-1889) 9
Figura 6 - Casa Batlló (1904-1906) 9




INTRODUÇÃO

Esse projeto trata da vida do arquiteto do famoso templo católico “Sagrada Família”, que fica localizado na cidade catalã de Barcelona, na Espanha.Ele é Antoni Gaudí, arquiteto espanhol de finais do século 19 e princípios do século 20.
Gaudí projetou diversas obras num estilo próprio, ele era muito ousado em suas produções, o que diferenciava suas obras das demais. É importante saber que suas obras eram religiosamente ricas.
Através desse projeto será possível conhecer sua biografia e compreender sua trajetória profissional como tambémsuas principais obras. Algumas imagens ilustram seus grandes trabalhos. O trabalho ressalta a importância de Gaudí na história da arquitetura.

BIOGRAFIA

Arquiteto espanhol de finais do séc.19 e princípios do séc. 20. Nasceu em Reus, Catalunha, Espanha, em 25 de Junho de 1852; morreu em Barcelona, em 10 de Junho de 1926. Gaudí nasceu numa localidade costeira da Catalunha.

De origenshumildes, era filho de um latoeiro que iria viver com ele no fim da vida acompanhado de uma sobrinha, nunca tendo casado. Mostrou desde cedo interesse pela arquitetura, tendo ido estudar em 1869 para Barcelona, então o centro político e intelectual da Catalunha, sendo também a cidade a mais moderna de Espanha. Só acabou o curso oito anos mais tarde, tendo os estudos sido interrompidos pelo serviçomilitar e outras atividades intermitentes. 

O estilo de Gaudí atravessou diversas fases. Quando saiu da escola provincial de arquitetura de Barcelona, em 1878, começou a projetar de acordo com um estilo Vitoriano bastante florido, que já era evidente nos seus projetos escolares, mas desenvolveu rapidamente uma maneira de compor por meio de justaposições de massas geométricas, até aí nunca usadas,cujas superfícies eram animadas com pedra ou tijolo modelado, painéis cerâmicos de cores vivas, e estruturas de metal utilizando motivos florais ou repteis. Mais tarde, Gaudí experimentou as possibilidades dinâmicas de vários estilos arquitetônicos: o gótico e o barroco. Mas após 1902 os seus projetos deixam de poder ser atribuídos a um estilo arquitetônico convencional. À exceção de alguns edifíciosem que é clara representação simbólica da natureza ou da religião, os edifícios de Gaudí transformaram-se em representações da sua estrutura e dos materiais que os constituem.
Arquiteto admirado, mesmo que considerado um pouco excêntrico, Gaudí foi um participante importante na Renascença catalã, um movimento artístico revivalista das artes e dos ofícios que se combinou com um movimento políticode feições nacionalistas que se baseava num fervoroso anti-castelhanismo. Ambos os movimentos procuraram restabelecer um tipo de vida na Catalunha que tinha sido suprimido pelo governo centralista de Madrid, ao longo do século XVIII e XIX. O símbolo religioso da Renascença em Barcelona era a igreja da Sagrada Família, um projeto que ocupou Gaudí durante toda a sua carreira. 
Contratado para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gaudi
  • gaudi
  • Gaudi
  • GAUDI
  • Gaudí
  • Gaudí
  • Gaudi
  • Gaudi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!