gastronomia e segurança dos almentos

1664 palavras 7 páginas
SENAC

Cristiani Spaziani Barbosa

Análise da segurança dos alimentos em preparação com origem internacional, Salada Russa, a fim de minimizar ou reduzir os riscos através dos processos produtivos.

2014

1.0 INTRODUÇÃO

A proposta deste artigo é analisar a preparação do prato “Salada Russa” e suas adaptações em outros países e culturas. Alterações essas notadas nos ingredientes e no modo do preparo, levando em conta os riscos desse processo de produção.
A Salada Russa foi inventada nos anos 1860 por Lucien Olivier, chef do famoso restaurante Hermitage situado na praça Trubnaia, em Moscou. Este prato se tornou popular e sua fama se estendeu. A receita exata da Salada Olivier nunca ninguém soube, mas muitos e variados ingredientes eram apontados como fazendo parte desta salada, tais como faisão, veado, cogumelos, caviar, entre outros ingredientes. Seu assistente, Ivan Ivanov, um dia tentou afastar o chef da cozinha e observou o estabelecimento de comida para deduzir a composição o prato e seu molho. Ivanov foi então contratado como chefe em outro restaurante, onde ele propôs "stolychnyj" uma salada semelhante à de Olivier, mas os gourmets notam que o molho não era tão bom, (sabemos que a de Olivier era uma espécie de maionese, feita com vinagre francês, mostarda, ovos frescos e azeite Provence, mas não as proporções exatas). Ivanov vendeu a receita para várias editoras, o que contribui para sua popularização. Os ingredientes raros, caros, sazonais, ou difíceis de preparar foram gradualmente substituídos por alimentos mais baratos e mais acessíveis para compor a receita que agora é considerada de fácil execução e de baixo custo. Esta simplificação é principalmente devido à escassez de alimentos causada pela Revolução Russa de 1917. Esta salada, em conjunto com outros pratos tradicionais, tornou-se a salada de referência à mesa do povo Russo durante os seus feriados, particularmente o ano novo.
Como

Relacionados