Galieo - sistema de navegação por satélite

364 palavras 2 páginas
Galileo
Em que consiste?
O sistema Galileo consiste num sistema de navegação por satélite que se encontra ainda em desenvolvimento na Europa.
Este sistema está a ser desenvolvido pela União Europeia e ainda pela Agência Espacial Europeia (European Space Agency - ESA) em virtude de tornar a União Europeia independente dos restantes sistemas de navegação por satélite existentes, o GPS norte-americano e o sistema russo Glonass. Para um controlo eficaz deste sistema, serão construídas duas estações de controlo na Europa Central, uma em Munique (Alemnha) e outra em Fucino (Itália).
Constituição…
O sistema Galileo será composto por 30 satélites, dos quais 27 estarão operacionais e os restantes 3 ficarão em reserva como sobressalentes. Estes satélites irão ser colocados em três orbitas ficando aproximadamente 4000km acima das órbitas dos satélites do GPS.
Galileo transportará dois relógios atómicos: um de rubídio e outro denominado PHM (Passive Hydrogen Maser – Maser Passivo de Hidrogénio). O primeiro tem um erro inferior a 10 ns/dia e o outro tem um erro inferior a 1 ns/dia, que fará dele o relógio atómico mais preciso em órbita.

Vantagens…
Em comparação do sistema Galileo com os restantes sistemas de navegação por satélite existentes, podemos destacar algumas vantagens que este apresenta em relação aos outros sistemas, nomeadamente:
É dotado de uma maior precisão;
Oferece uma maior segurança, tendo em conta que permite transmitir e confirmar auxílios em casos de emergência;
Implica menos problemas, uma vez que é capaz de testar autonomamente a sua integridade;
Permite uma cobertura mais abrangente de satélites visto que este sistema terá a possibilidade de interagir com os restantes sistemas existentes.
Aplicações…
Este sistema pode ser aplicado em diversos sectores, especialmente no que diz respeito aos sistemas de transporte quer terrestre, marítimo, quer aeronáutico, uma vez que possibilita uma melhor gestão de tráfego. Galileo irá

Relacionados