Gabryele ATPS De Sociologia

1481 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO- ANANINDEUA
CURSO DE PEDAGOGIA- 4º SEMESTRE
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇAO

PROFESSORA: Ma. MARICIANE MORES NUNES

ACADÊMICAS:
FRANCIANE LISBOA DA FONSECA – RA: 398746
GABRYELE DE SOUSA SILVA – RA: 369599
WIVIANE CORREA DE OLIVEIRA MELO – RA: 385917

DATA: 20/11/2013

INTRODUÇÃO

A escola na sociedade atual provoca críticas de toda ordem. Há aquelas que ressaltam a sua inadequação às novas demandas sociais.
Pensar a escola hoje nos impõe um desafio sociológico e, ao mesmo tempo, pedagógico. Sociológico porque as mudanças estruturais da sociedade capitalista das últimas décadas desencadearam uma crise global que afetou as instituições, levando-as a rupturas, conflitos e reorganização no âmbito de suas relações sociais. Esse processo, muitas vezes, se apresenta de modo "natural", aparentemente irreversível na sociedade, requerendo uma ação mais efetiva para uma problematização.
Nesse sentido, a Sociologia se apresenta como uma ferramenta valiosa. Pedagógico porque também o processo de socialização do conhecimento escolar se reveste dos elementos históricos globais das relações sociais, trazendo para esse espaço a concretização de conflitos, crises e disputas concomitantes no cenário social maior, mas guardando sua especificidade.

SIGNIFICADO DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO.

Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.
A sociologia abrange várias áreas, existindo sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira, sociologia política, sociologia jurídica, sociologia do trabalho, sociologia familiar, etc.
O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estruturas (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores,

Relacionados