GabaxAlcool

1111 palavras 5 páginas
Introdução
O álcool é uma bebida muito consumida na sociedade desde tempos muito antigos, seus primeiros resquícios são datados do período neolítico da pré-história. Era usado em rituais religiosos, celebrações, e até como fins medicinais. Destes dez mil anos pra cá, o álcool passou a ser consumido com outros propósitos, e logicamente em outras quantidades, o que permitiu-nos chegar ao ponto no qual nos encontramos: uma sociedade embriagada por essa droga legal e pelos seus milhares de habitantes leigos de suas consequências.
Efeitos do álcool no Organismo
O etanol segue um caminho até chegar ao SNC, primeiramente ele é absorvido no trato gastrointestinal, sendo no estômago uma pequena parte absorvida, atinge a concentração sanguínea em no máximo uma hora e depois algumas enzimas conhecidas por desidrogenase alcoólica que atuam no fígado acabando de oxidá-lo e transformando-o em aldeído acético, é no fígado que 90% das moléculas são quebradas em partes menores. Pelo sangue chega ao SNC, o álcool ai, já começa a ser absorvido pela corrente sanguínea logo que entra em contato com a mucosa bucal e é transportado para todos os tecidos que tenha muita concentração de água.
Sendo o álcool uma droga psicotrópica, ela atuará no SNC como depressor, causando mudanças de comportamento. É considerada uma droga dose-dependente por apresentar diferentes ações em diferentes dosagens. Em quantidades moderadas, essa droga apresenta uma função estimulando que causa euforia, desinibição, alegria; porém, é verdadeiramente encaixada na classe de drogas depressoras, porque bloqueia consideravelmente o funcionamento normal do SNC. O córtex cerebral possui uma função integradora de estímulos e ações; função essa que é inibida sob o efeito de álcool. O resultado disso se apresenta em seguida, com pensamentos desorganizados e confusos, perda de equilíbrio, de atenção, de memória, perdas motoras, letargia, confusão, amnésia, perda de sensações, dificuldade respiratória, e pode chegar

Relacionados