gabarito senai mg 2013 pra de 13:00

Páginas: 11 (2625 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013


CENTRO DE EXCELÊNCIA EM TECNOLOGIA E MANUFATURA
MARIA MADALENA NOGUEIRA
SENAI / CETEM - MG

tRABALHO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS





Ana Luiza
Douglas Abdo
Lucas Gomes
Lucas Gonçalves
Lorran Machado
Marineide Aquino Alves
Paulo Marinho








Motivação



INTRODUÇÃO

Com o advento da Teoria das Relações Humanas uma nova linguagem passa a dominar orepertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc. [...] A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituí- da pela ênfase nas pessoas. Com a Teoria das Relações Humanas surge uma nova concepção sobre a natureza do homem, o homem social (CHIAVENATO, 1999, p. 157-158).
CONCEITO DE MOTIVAÇÃO
Antes de falar-se em motivação humana dentrodo contexto administrativo, faz-se necessário apresentar uma breve conceitualização do termo e algumas definições básicas que auxiliarão o estudo. É difícil definir exatamente o conceito de motivação, uma vez que este tem sido utilizado com diferentes sentidos. De modo geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão aum comportamento específico, podendo este impulso à ação ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) ou também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo (CHIAVENATO, 1999).
MOTIVAÇÃO E COMPORTAMENTO
O comportamento das pessoas dentro da organização é complexo, depende de fatores internos (decorrentes de suas características de personalidade, como capacidade deaprendizagem, de motivação, de percepção do ambiente externo e interno, de atitudes, de emoções, de valores etc.) e externos (decorrentes do ambiente que envolve das características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, de fatores sociais, de políticas, de coesão grupal existente etc.). Conforme já citado anteriormente (CHIAVENATO, 1999), com a Teoria das Relações Humanaspassou-se a estudar a influência da motivação no comportamento das pessoas. Embora este seja apenas um dos fatores internos que influenciam o comportamento humano, a ele é dado tanta importância porque a motivação atua, em geral, sobre as necessidades dos indivíduos, a fim de supri-las para atingir os objetivos, tanto pessoais como organizacionais (CHIAVENATO, 1999). Essas necessidades humanas, tidascomo forças ativas e impulsionadoras do comportamento, apresentam uma enorme imensidão. Isso porque as pessoas são diferentes entre si, possuem necessidades diferentes e estas, consequentemente, produzem padrões de comportamento que variam de indivíduo para indivíduo. Apesar de todas essas diferenças enormes, em pesquisas realizadas acerca do comportamento humano, foi constatado que o processo quedinamiza o comportamento humano é mais ou menos semelhante para todas as pessoas. Baseando-se nos pressupostos de Chiavenato (1998, p. 76-77) podem ser definidas três suposições para explicar o comportamento humano, das quais a análise nos é válida, poiselas estão intimamente relacionadas com o processo de motivação:
a)O comportamento humano é causado, ou seja, existe uma causalidade docomportamento. Tanto a hereditariedade como em decisivamente sobre o comportamento das pessoas. O comportamento é causado por estímulos internos ou externos.
b) O comportamento é motivado, ou seja, há uma finalidade em todo comportamento humano. O comportamento não é causal, nem aleatório, mas sempre orientado e dirigido para algum objetivo.
c) O comportamento humano é orientado para objetivospessoais. Subjacente a todo comportamento existe sempre um impulso, um desejo, uma necessidade, uma tendência, expressões que servem para designar os motivos do comportamento.

MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO
Sendo o comportamento humano fundamentalmente orientado por objetivos, sejam eles conhecidos ou inconscientes, fica evidente a importância de se associar atitudes motivacionais a esses objetivos. Esses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • almenara pra mg
  • LogMat 2013 Aula 00
  • TCC 2013 Gabriel Senai
  • Resolu o 13 de 2013 do CFM
  • gabarito simulado 2013/2
  • Gabarito Ap2 2013
  • Função Quadrática – 2013
  • AD2 2013 1 Gabarito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!