Gabarito do listão da Info-Oficina

1324 palavras 6 páginas
Gabarito do listão da Info-Oficina
Segue o gabarito do listão de exercício do info-oficina

Parte I - Conceitos em informática

1) Diga de forma rápida para que serve um Sistema Operacional
Programa de computador considerado de fundamental importância para o uso moderno dos computadores. Serve de interface entre a máquinário (Hardware) e o usuário (peopleware). Tira toda a complexibilidade envolvida na camada de Hardware, apresentando ao usuário uma máquina virtual de forma mais compreensível por seres humanos comuns. Também é responsável por controlar os aplicativos no qual o usuário vai utilizar. Como exemplo de sistema operacional podemos citar o OS X, Ubuntu Linux, Windows XP, Yellow Dog, Free BSD, entre diversos outros.

2)Defina o conceito de software livre.
Sofware livre, é um conceito que implica na questão legal sobre a utilização de programas de computadores. Todo software é livre quando respeita 4 liberdades:,
A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0);
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2);
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

3) O que é OpenOffice.org ?
OpenOffice.org é nome de um pacote de aplicativos livres, com ferramentas essenciais para uso na maioria dos PCs como Editor de Texto (OpenOffice.org Writer), Planilha de Cálculos (OpenOffice.org Calc), Apresentação em slides (OpenOffice.org Apresentation), Editor de desenho vetorial (OpenOffice.org Impress), além de uma ferramentas para Banco de dados, editor de formulas matemáticas e editor de páginas web.

4) O que são vírus de computador?
Vírus são uma

Relacionados