caso hans

Páginas: 3 (747 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
Faculdade de Psicologia










Apresentação do Caso Hans



Maria Teresa Ali Alvarenga










Belo Horizonte
2013

No históricodo pequeno Hans, Freud nos mostra um caso clínico de fobia, nos proporciona uma riqueza de detalhes referentes à teoria da sexualidade infantil. Assim como deixa claro o narcisismo primário e suaevolução para a relação de objeto.

Hans era um menino de quatro anos e meio vivia cheio de questionamentos sobre: os órgãos sexuais, sobre as diferenças anatômicas entre o homem e a mulher.Sobre o nascimento de bebês e envolvido por uma série de fantasias ligadas a masturbação, a escopofilia, ao Édipo e ao sentimento de castração.

A vivência da sexualidade infantil despertou em Hans otemor de castração e intensa ansiedade que foi deslocada para um objeto fóbico no mundo externo e desencadeou o desenvolvimento de uma fobia. O que Freud quis enfatizar é que o conhecimento dasteorias da sexualidade infantil é imprescindível para se compreender as doenças psíquicas e que sendo elas mal orquestradas formam o complexo nuclear de uma neurose.

No presente caso Hans desde os trêsanos investigava sobre seu órgão sexual que chamava de pipi, o de sua mãe, comparava com o tamanho do órgão sexual de animais grandes, queria ver o pipi de sua mãe, de amigas; também gostava de serolhado fazendo pipi, e mais tarde começou a se sentir envergonhado com esse ato , aparecendo então uma repressão.

Aos três anos e meio sua mãe ameaçou de cortar fora o seu pipi quando o viuse masturbando, esse acontecimento, mais tarde, somado aos fatos: de sua mãe não ter pipi e ao Édipo proporcionaram intenso temor de castração.

O que mais marcou Hans foi o nascimento de sua irmão que lhe gerou imensas indagações e desconfiança de seu pai ao ser informado que foi a cegonha que a trouxe, assim como ficou tomado de ciúmes pela mesma.
Com o nascimento da irmã ele se viu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso hans
  • CASO HANS
  • O caso Hans
  • Caso hans
  • caso hans
  • Caso Hans
  • Estudo de caso hans scharoun
  • CASO HANS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!