Gabarito_Cap1_ContabilidadeInstituiçõesFinanceira

834 palavras 4 páginas
Livro: Contabilidade de instituições financeiras.
Cap. 1)
1. Qual a composição do Conselho Monetário Nacional?
O CMV é composto por três membros, o Ministro da Fazenda (presidente), o Ministro de Planejamento, Orçamento e Gestão e o presidente do Bacen.
2. Descreva três atribuições do CMN segundo a legislação em vigor.
O CMV é responsável por adaptar o volume de meios de pagamentos de acordo com o ambiente econômico e as perspectivas de desenvolvimento; regular os valores interno e externos da moeda doméstica e garantir o equilíbrio no balanço de pagamentos e zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras.
3. Qual a principal atribuição do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional?
A principal atribuição do CRSFN é julgar em última instância os recursos interpostos das decisões relativas à aplicação de penalidades administrativas por parte do Banco Central e da CVM.
4. Qual a função clássica de um banco central?
A função clássica de um banco central é controlar a oferta de moeda e de crédito, desempenhando a função de executor de política monetária e cambial de um país.
5. Descreva três atribuições do BCB.
Realizar operações de compra e venda de títulos públicos, fixar a parcela compulsória sobre as reservas bancárias e emitir papel moeda e moeda metálica.
6. Quais são os tipos de atos normativos editados pelo BCB?
Carta circular, circular, comunicado e comunicado-conjunto.
7. Qual a diferença entre operações acessórias e operações de prestação de serviços de um banco comercial?
As operações acessórias são operações complementares a outras operações do banco, já as operações de prestação de serviço são relativas a convênios realizados pelo banco.
8. Uma cooperativa de crédito está autorizada a praticar todas as operações realizadas por um banco comercial?
Sim. Mas somente a associados.
9. Os bancos de desenvolvimento são especializados em operações de médio e longo prazo voltadas para projetos e programas que visem o

Relacionados