Gêneros

Páginas: 10 (2419 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2014
Gênero literário
Gênero literário é uma categoria de composição literária. A classificação das obras literárias podem ser feitas de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais e outros. As distinções entre os gêneros e categorias são flexíveis, muitas vezes com subgrupos.Na história, houve várias classificações de gêneros literários, de modo que não se podedeterminar uma categorização de todas as obras seguindo uma abordagem comum. A divisão clássica é, desde a Antiguidade, em quatro grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático. Essa divisão partiu dos filósofos da Grécia antiga, Platão e Aristóteles, quando iniciaram estudos para o questionamento daquilo que representaria o literário e como essa representação seria produzida. Essas trêsclassificações básicas fixadas pela tradição englobam inúmeras categorias menores, comumente denominadas subgêneros.O gênero lírico se faz, na maioria das vezes, em versos e explora a musicalidade das palavras. É importante ressaltar que o gênero lírico trabalha bastante com as emoções, explorando os sentimentos Entretanto, os outros dois gêneros — o narrativo e o dramático — também podem ser escritos nessaforma, embora modernamente prefira-se a prosa.Todas as modalidades literárias são influenciadas pelas personagens, pelo espaço e pelo tempo. Todos os gêneros podem ser não-ficcionais ou ficcionais. Os não-ficcionais baseiam-se na realidade, e os ficcionais inventam um mundo, onde os acontecimentos ocorrem coerentemente com o que se passa no enredo da história.O texto épico relata fatos históricosrealizados pelos seres humanos no passado. é relatar um enredo, sendo ele imaginário ou não, situado em tempo e lugar determinados, envolvendo uma ou mais personagens, e assim o faz de diversas formas.As narrativas utilizam-se de diferentes linguagens: a verbal (oral ou escrita), a visual (por meio da imagem), a gestual (por meio de gestos), além de outras.Quanto à estrutura, ao conteúdo e àextensão, pode-se classificar as obras narrativas em romances, contos, novelas, poesias épicas, crônicas, fábulas e ensaios. Quanto à temática, às narrativas podem ser histórias policiais, de amor, de ficção e etc.Todo texto que traz foco narrativo, enredo, personagens, tempo e espaço, conflito, clímax e desfecho é classificado como narrativo.
Exemplo
Soneto do Amor Total
(Vinicius de Moraes)
Amo-tetanto, meu amor ... não cante
O humano coração com mais verdade ...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.
Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.
Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.

Textos jornalísticos ou informativos
Texto informativo é uma produção textual com informação sobre um determinado assunto, que tem como objetivo esclarecer uma pessoa ou conjunto de pessoas sobre essa matéria.Normalmente em prosa, o texto informativo elucida e esclarece o leitorsobre o tema em questão. Podem existir textos informativos sobre animais, com características e informações sobre os animais ou sobre doenças como a dengue.
Exemplo
RD1 – Muitas pessoas pararam para te ver no comício fictício. Como foi? Teve alguém que “acreditou” e pediu alguma coisa?
Danilo - Um dos que acompanharam o comício me pediu 30 reais. Ele disse “Você vai vencer, me dê trintasreais”. De verdade. (risos) Foi muito divertido. Mas eu comecei o discurso agradecendo o povo brasileiro. Imagina só que povo bondoso e bacana. Uma mulher pobre que faz coxinhas pra vender ou um pai de família que ganha a vida sendo borracheiro são proibidos de colocarem faixas ou cartazes pela cidade. Porém, em época de eleição, o político, muitas vezes com dinheiro duvidoso, tem todo amparo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GENEROS
  • Genero
  • genero
  • Generos
  • Genero
  • generos
  • Generos
  • Generos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!