Gêneros literários

Páginas: 3 (580 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
Gêneros literários
* Narrativo: enredo (o que é contado?), narrador (quem conta?), personagens (sobre quem se conta?), tempo (quando?), lugar (onde?).
* Narrativa épica: nasceu na GréciaArcaica através dos AEDOS (sábio, filósofo, sacerdote, curandeiro e contador de histórias), como por exemplo Homero. Eram as epopeias. Nasceram no séc. XII a. C, são longas, reúnem lendas sobredeterminada civilização, deuses da mitologia, herois (geralmente semideuses), guerras e fatos maravilhosos (fantasiosos, fora da realidade).
* Dramático: é marcado por ser mais centrado nas personagens ena maioria das vezes não precisar de um narrador. É feito para ser dramatizado (encenado). Roteiros de peças são um exemplo.
* Lírico: expressa sentimentos e uma visão particular do mundo,marcados pela subjetividade. Enquanto no gênero narrativo se utilizam os verbos de contar, nesse gênero se utilizam verbos de existir. Enquanto o texto narrativo é objetivo, a poesia lírica é subjetiva. E,além disso, na poesia lírica se utiliza muito as figuras de linguagem.

Estilos literários medievais
* Trovadorismo: foram as primeiras manifestações literárias da Idade Média. Trova: canção.Se subdivida em:
Cantigas líricas.
1. Lírica amorosa: cantigas de amor (eu-lírico masculino, expressa distanciamento, submissão, religiosidade e tom formal); cantigas de amigo (eu-líricofeminino, geralmente uma mulher pobre falando em tom de “dor de cotovelo”, chamando o amor dela de amigo, maneira informal).
2. Cantigas satíricas: cantigas de escárnio (falam mal de alguém mas deforma leve); cantigas de maldizer (fala mal de alguém de forma mais pesada e até cita nomes).
O que caracteriza as cantigas líricas são o fato de elas serem pequenas e com versos curtos (redondilhas),terem refrão e serem repetitivas.
* Novelas de cavalaria: história de cavaleiros medievais que protegem um determinado reino e são apaixonados por uma bela donzela. Na maioria das vezes não tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gêneros literarios
  • Genero literario
  • Generos literários
  • Gêneros Literários
  • Géneros Literários
  • generos literarios
  • Os gênero literario
  • generos literarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!