Física Experimental 1_exp3_MRUV

747 palavras 3 páginas
Física Experimental 1

Experimento 3: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Física Experimental 1

Experiência 3: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Relatório Conclusivo

1. Introdução
Diferentemente do MRU, o movimento retilíneo uniformemente variado, também conhecido por MRUV, demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo. O Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referencial ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante. Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais, em intervalos de tempo iguais. No MRUV, a aceleração média assim como a aceleração instantânea são iguais.
A aceleração instantânea refere-se a um determinado intervalo de tempo “t” considerado, definida matematicamente por; α= limΔt->0=Δv/Δt.
No trabalho também poderemos analisar as propriedades dos gráficos que demonstram e ajudam a entender as características que definem o MRUV.

2. Objetivo
Este relatório apresentará resultados extraídos de experimento em laboratório, visando demonstrar na prática, as principais características de um tipo de movimento em particular, o movimento retilíneo uniforme variado, considerando seu comportamento em relação à curva espaço/ tempo, a variação da velocidade e o tipo de aceleração presente no movimento; nesta demostração também será possível observar a influência do atrito entre as partes envolvidas e entender de modo prático o MRUV, isoladamente dos outros tipos de movimentos (retilíneo uniforme, circular, queda livre, etc.) .

3. Embasamento teórico
O movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), é o movimento em que o corpo sofre aceleração constante, mudando de velocidade num dado incremento ou decremento conhecido. Para que o movimento ainda seja retilíneo, a aceleração deve ter a mesma direção da velocidade. Na aceleração que ocorra o mesmo sentido da velocidade, o movimento pode ser chamado de

Relacionados