FRIDMAN_Diversidade

3162 palavras 13 páginas
131

MÚSICA PARA TODOS OS OUVIDOS: UM ESTUDO SOBRE A DIVERSIDADE DE
LINGUAGENS APLICADAS AO ENSINO MUSICAL

Ana Luisa Fridman
Universidade de São Paulo – USP
Doutorado em Música
Processos de Criação Musical
SIMPOM: Subárea de Educação Musical

Resumo
O artigo trata das transformações que se refletiram na maneira de se pensar a música da atualidade e na transmissão destas transformações para o ensino musical. O artigo defende o estabelecimento de novas fronteiras no que diz respeito à música e seu ensino, sendo que o enfoque principal do artigo será mostrar a diversidade na qual nos encontramos hoje. A partir da idéia de diversidade, propomos que o mesmo conceito possa se estender ao ensino musical de maneira abrangente, estabelecendo novos territórios de exploração. Para ilustrar a idéia do artigo, serão tratadas as transformações culturais provindas da acessibilidade virtual da internet, o avanço da tecnologia e sua influência na paisagem sonora urbana e a música não ocidental, que ainda hoje é pouco explorada na formação do músico no Brasil, embora esteja presente na performance.
Palavras-chave: ensino musical; diversidade territorial; música não ocidental; acessibilidade virtual.

1. Transformações de nosso século e seus reflexos no ensino musical
O advento das novas tecnologias traz consequências importantes, afetando não apenas o plano mais banal da vida hodierna da sociedade, como também as formas mais complexas do pensamento científico e artístico. (VALENTE, 2003, p.29)
A constatação das transformações pelas quais passamos vem cada vez com maior frequência. Se no século anterior cada transição era verificada a cada 30 anos, hoje as transições são velozes, a cada ano, a cada semana. A paisagem sonora (SCHAFER, 2001, p. 107) que nos cerca hoje é completamente diferente da que existia há 100 anos atrás.
Em música, tanto na educação musical quanto na performance, estas transformações trouxeram modificações em relação às motivações e ofertas que fazem o aspirante

Relacionados