Futebol x futsal

Páginas: 14 (3404 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
História
Origem:
Futebol: A origem do esporte pode ser explicada de formas diferentes de acordo com o país em que estamos nos referindo.
Na China Antiga, por volta de 3.000 a. C. os militares chineses praticavam o esporte de forma semelhante para o treino militar. Após as guerras os soldados formavam equipes e ao invés de bolas eram utilizadas as cabeças dos soldados inimigos. Depois e umtempo as cabeças foram substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Eram duas equipes com oito jogadores cada e com o objetivo de passar a bola de pé em pé sem deixar que a bola caísse no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no chão. As estacas eram ligadas por um fio de cera.
No Japão Antigo havia um esporte semelhante ao futebol que levava o nome de kemari. O mesmoocorria em um campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era de fibra de bambu, o contato físico era proibido e a disposição de jogadores eram de 8 em cada time. Há ainda relatos de jogos entre chineses e japoneses na antiguidade.
Na Grécia e Roma surgiu por volta do século I a. C o esporte Episkiros. Soldados gregos dividiam-se em duas equipes com nove jogadores em casa. O jogo ocorriaem um terreno no formato retangular. Em Esparta a bola era feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra e os terrenos eram maiores, pois a formação eram de quinze jogadores. Quando os romanos tomaram ciência do Episkiros alteraram a conotação do jogo para algo mais violento.
Na idade Média o Soule ou Harpestum eram esportes muito violentos praticados por militares. A divisão das equipes era deatacantes e defensores e durante as praticas eram comuns a morte de jogadores. Dentre as regras eram permitidos usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Cada equipe era formada por 27 jogadores
Na idade Medieval havia o jogo Gioco Del Calcio. O mesmo era praticado em praças com dois times de 27 jogadores cada. O intuito do jogo era de levar a bola ate os dois postes que ficavamnos dois cantos extremos da praça. Um jogo violento, barulhento e desorganizado. Muitos levavam causas pessoais aos adversários. Os fatores eram tão preocupantes que o rei Eduardo II teve de decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando a prisão dos praticantes. Após o decreto foi criado um novo esporte pela nobreza que dentre as regras estava a não violência. A formação do novo jogoera de 12juizes que deveriam fazer cumprir as regras do jogo.
Futsal: Futsal ou futebol de salão é uma adaptação do futebol de campo para as quadras. O futsal foi criado na cidade de Montevidéu (Uruguai) no ano de 1934. O criador foi o
Futsal: O Futsal foi criado na cidade de Montevidéu (Uruguai) no ano de professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan CarlosCeriani Gravier. Este professor batizou o esporte como Indoor-Foot-Ball.
Fundamentos: O conjunto de técnicas é chamado de fundamento técnico.
Fundamento futebol: Podemos dividir os fundamentos técnicos em dois tipos de ações:movimentos sem bola (corrida com mudança, saltos, giros, etc.) e movimentos com bola (recepção, passe, chute, etc.). De acordo com essa divisão, pretendemos desenvolver aquisomente as técnicas básicas do futebol pertencentes ao grupo de movimentos com bola, executando as ações específicas desenvolvidas pelos jogadores que ocupam a posição de goleiro.
Para uma melhor prática do futebol, faz-se necessário o conhecimento e domínio de algumas técnicas básicas, tais como: condução, passe, chute, drible ou finta, recepção, cabeceio e arremesso lateral.O cabeceio e oarremesso lateral serão abordados como elementos pertencentes a outros fundamentos técnicos, ou seja, o arremesso lateral seria considerado uma forma de passe, e o cabeceio, dentro dos demais fundamentos. As técnicas serão abordadas na seguinte seqüência: definição e conceituação do termo, descrição da técnica e as possíveis variações e formas.

Fundamentos futsal: Os principais fundamentos do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Futebol X Futsal
  • Futebol X Futsal
  • Futsal e Futebol
  • futsal e futebol
  • Futebol e Futsal
  • Futebol e Futsal
  • Futebol e futsal
  • futebol e futsal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!