funionamento shaopper

1332 palavras 6 páginas
Introdução

O chopper é um controle utilizado para substituir uma tensão CC fixa por uma tensão CC ajustável, sendo aplicado em reguladores de tensão contínua e em indutores para gerar uma fonte de corrente contínua [1], atendendo as exigências da eletrônica de potência [2]. Através do programa MATLAB/Simulink foram realizadas três simulações para a análise do funcionamento e da aplicabilidade do controle.

Funcionamento do chopper

Um chopper de um quadrante (classe A), mostrado na Figura 1, funciona através de uma chave acionada por determinado período.

Figura 1 - Chopper da classe A.

Inicialmente, por estar à chave aberta, a tensão entre os terminais da carga é igual a zero. Fechando a chave por um determinado período t1, a carga fica sujeita a uma tensão Vs. Agora, por um período t2, deixando a chave aberta, a tensão entre os terminais da carga se anula [1]. O resultado desse processo de chaveamento é mostrado na Figura 2.

Figura 2 – Formas de onda do conversor.

Simulações

Utilizando um chopper de quatro quadrantes (classe E), esquematizado na Figura 3, mas que possui o mesmo princípio de funcionamento que o do anterior, foi realizado três simulações: a primeira mostra como ocorre à inversão do sentido de rotação do motor, a segunda demonstra como se consegue uma tensão CC ajustável e a terceira mostra a variação da intensidade da rotação do motor após ser gerado um torque por uma carga externa.

Figura 3 – Chopper da classe E.

As duas chaves ligadas cada uma a um diodo e aos fios entre a fonte e o motor têm a função de evitar a tensão de pico. Cada chave que compõe o mecanismo está conectada a um diodo e a outra chave, formando dois pares. As chaves são conectadas em pares (chave 1 com a 4 e chave 2 com a 3) para que não ocorra curto-circuito. Conseqüentemente o sentido da corrente altera-se de acordo com o par acionado, sendo positivo para as chaves 1 e 4 e negativo para as chaves 2 e 3. O acionamento

Relacionados