Fundamentos teóricosdo TCC

413 palavras 2 páginas
De acordo com o capítulo cinco “Fundamentos Teóricos do TCC” do livro Monografia no curso de Direito dos autores Henrique e Medeiros, a revisão da literatura é importante para o desenvolvimento de qualquer que seja a monografia, ela fornece várias ramificações a serem estudadas e contribui para o progresso da ciência. Para os autores a ciência está sempre em evolução, e para que exista essa evolução precisa estar em constante mudança, é preciso ter conhecimento de teorias já existentes.
A revisão bibliográfica é base para o desenvolvimento do trabalho. A bibliografia é composta por várias contribuições, de diversos autores sobre um único assunto e conseguimos isso através de pesquisas em diferentes livros. Para que haja uma elaboração de trabalho científico necessita – se de uma exaustiva pesquisa em várias bibliotecas, um aprofundamento grande na área a ser desenvolvida. O estudante precisa ter uma profunda intimidade com a leitura, para que o trabalho se torne completo. Uma outra fonte que ajuda na área da pesquisa é a internet, mas não oferece estabilidade. Para Andrade a monografia jurídica é uma pesquisa bibliográfica que é dividida nas seguintes etapas: seleção de um fenômeno ou fato merecedor de uma pesquisa e sua delimitação; elaboração do plano; identificação; compilação; fichamento; análise e interpretação; redação.
Com base nos autores as informações contidas em uma publicação podem ser classificadas em primárias e secundárias; sendo que primário são textos originais que podem tanto ser baseados em pesquisas, como ser fruto exclusivo da criação do autor, e secundária são publicações que englobam obras de referência. Aconselham –se sempre a busca por fontes primárias que são isentas de interpretações.
A fase identificação é parte da pesquisa que trata do reconhecimento das obras a serem estudadas. A primeira fase é listar obras e artigos de revistas especializadas, já a segunda é a busca por outros meios de informações. Já a compilação é a parte que

Relacionados