Fundamentos teóricos acerca do cuidado e a relação entre enfermagem e o processo de cuidar.

Páginas: 7 (1712 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014

Enfermagem 1ºano
Humanização na Assistência
Fundamentos teóricos acerca do cuidado e a relação entre
enfermagem e o processo de cuidar.

Ariane de Fátima Clementino RA: 8095896616
Bruna Rafaela RA: 8420162870
Geovana Rossini Soares RA:9902005048
Pâmela Rosa Brito RA: 8095921424
Paula Ap. de olievira RA: 9902000556
Rosangela Ap. de Oliveira RA:8494192836







Docente:Adriana da Costa
Rio Claro, 28 de Março de 2014
Introdução

O cuidado faz parte da vida do ser humano desde os primordiais da humanidade, como resposta ao atendimento as suas necessidades. Para realizar o cuidado, o enfermeiro multidisciplinar, utiliza um conjunto de conhecimentos que possibilita à busca de resolutividade as respostas dos fenômenos de saúde.
O instrumento para a realização docuidado é o processo de cuidar, mediante uma ação interativa entre o enfermeiro e o paciente. Nele, as atividades do profissional são desenvolvidas “para” e “com “o paciente, ancoradas no conhecimento cientifico, habilidades, intuição, pensamentos críticos e criatividade e acompanhadas de comportamentos e atitudes de cuidar/ cuidado no sentido de promover, manter e ou recuperar a totalidade e adignidade humana.
O desenvolvimento do cuidado ocorre nas suas mais diferentes especialidades.
Quando o paciente se encontra fragilizado e apresenta limitações, emocionais, financeiras, perdas pessoais e sociais devido a sua doença e precisara aprender administrar o seu tratamento efetivo. Nessas circunstancias, quando ele se encontra fragilizado é o enfermeiro assume um papel importante e muitoexpressivo para com ele, no sentido de ajuda ló não só a enfrentar as dificuldades em torno da doença, mas também de cuida ló nas suas necessidades de segurança, carinho, e outoconfiança.
O enfermeiro tem uma função fundamental na equipe de saúde, já que por meio de avaliação clinica diária do paciente poderá realizar o levantamento dos vários fenômenos, seja na aparência externa ou nasubjetividade da multidimensionalidade do ser humano. Igualmente poderá providenciar para que o paciente seja atendido nos quais diferentes segmentos da equipe de saúde e/ ou enfermagem.


Metodologia:
Para a coleta de dados foram utilizadas as seguintes técnicas: Consultam a documentos, Bibliografias, Relatórios técnicos científicos.
Visando atender as expectativas dos profissionais na área dasaúde a situar-se entre o homem e o mundo.
Com isso facilitar o processo de aprendizagem e cuidado.
Desenvolvimento: Tecnologia Assistencial: Dispositivos para a mediação de processos de cuidar,aplicadas por profissionais com os clientes-usuarios dos sistemas de saúde ( Atenção primaria, secundaria e terciaria.)
São as tecnologias que incluem a construção de um saber técnico- cientifico que resultade investigações, pesquisas, aplicações de teorias e da experiência cotidiana entre o profissional e o cliente, constituindo um conjunto de ações sistematizadas, processuais e instrumentais para a prestação de uma assistência qualificada ao ser humano em todas as suas dimensões:
O ser físico, psíquico, espiritual, social, intelectual, o ser que pensa, sente, aspira, e deseja, o ser que age, oser de relações, o ser particular e o coletivo T.A deve possibilitar dimensões interacionais permitindo a nós profissionais, a utilização dos sentidos para a escolha e a realização da assistência, permitindo encontrar a sensitividade a ética e o respeito de si e do outro (cliente).
Tem como finalidade apoiar, manter e promover o processo da vida das pessoas em “situação de saúde e doença”.
Asúltimas décadas tem presenciado um processo de transformação e inovação tecnológica sem precedentes na área da saúde a cada ano é desenvolvidos e aprimorados uma grande proporção de técnicas, instrumentos e recursos, diagnósticos terapêuticos.
A incorporação dessas novas tecnologias acarreta novas demandas, na maioria das vezes aumentando a intensidade do trabalho, exigindo a multiplicação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo de cuidar em oncologia
  • O Cuidar E O Processo De Cuidar Na Enfermagem
  • interpretação da enfermagem acerca do cuidar
  • O Processo De Cuidar Na Enfermagem
  • O Processo De Cuidar Na Enfermagem Para Os Enfermeiros
  • O Processo de cuidar na Enfermagem
  • Fundamentos Teóricos e Práticos da Enfermagem
  • A Enfermagem E O Processo De Cuidar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!