Fundamentos Hist Ricos E Te Rico Professora Enilda

3117 palavras 13 páginas
Fundamentos Históricos e Teórico-metodológico do serviço social II
Noeli Novais RA 7092582248
Segundo semestre
Professora Maria Stella Castilho
Resumo do livro: Ditadura e Serviço Social
Capitulo1: A autocracia burguesa e o mundo da cultura
Introdução:
Momentos terríveis que a sociedade brasileira compartilhou durante o período da ditadura militar sendo furtados seus direitos pelo poder hegemônico da burguesia foram monitorados em diversos setores do seu cotidiano conheceremos uma parte dessa história para melhor compreender o seu legado e como estaria inserido em nosso cotidiano até mesmo no serviço social.
1.1 A significação do golpe de abril.
Com a ajuda elaborada de forças estrangeiras foi posto em ação o golpe de maneira coercitiva e violenta no Brasil e no mundo ações manipuladas para que a força de trabalho se tornasse subalternas aos grandes monopólios, todavia queriam golpear e imobilizar os protagonistas sociopolíticos habilitados a resistir a esta reinserção com isso criando uma dependência capitalista.
Nesse período excluiriam protagonistas comprometidos com o projeto nacional popular
Linhas de forças políticas que já vinham desde a pós - colonização com suas atividades econômicas já serviriam ao mercado mundial não queriam debater com estatutos de latifúndios e com atraso implantaram a industrialização.
Desde 1930º estado tem agido como um vetor contra o desempenho das organizações políticas sociais das classes subalternas.
A partir da década de 50 com a industrialização pesada surgiu um novo modelo de desenvolvimento com a produção de bens duráveis de consumo mais tarde acarretou uma desaceleração do crescimento com corte significativo no investimento privado foram implantados planos de metas porem era vulnerável e passou a sofrer fortes erosões.
Nos anos sessenta com o fracasso da intentona golpista e a renúncia de Janio Quadros as forças democráticas ganharam nova dinâmica com Goulart no estado teriam protagonista comprometidos com o povo que

Relacionados

  • Resumo do capitulo um de casa-grande e senzala
    95056 palavras | 381 páginas