EMPREGO DO LAVADOR DE GASES NO CONTROLE DE POLUI O

615 palavras 3 páginas
EMPREGO DO LAVADOR DE GASES NO CONTROLE DE POLUIÇÃO
ATMOSFÉRICA DE PARTICULADOS

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) define poluente atmosférico como qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou característica em desacordo com os níveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde; inconveniente ao bem estar público; danoso aos materiais, à fauna e flora; prejudicial à segurança, ao uso da propriedade e às atividades normais da comunidade.
Estudo realizados por Speizer (1969), indicam uma associação entre a poluição do ar, através de material particulado fino acompanhado de óxidos de enxofre, e as doenças das vias respiratórias. Efetuou-se a avaliação do desempenho do lavador de gases em função da razão entre as vazões do líquido circulante e dos gases de combustão, da velocidade dos gases, da pressão nos bicos de pulverização e da concentração de particulados.
O equipamento utilizado no experimento foi um lavador de gases centrífugo, que está Instalado em uma indústria localizada em área urbana da cidade de Belém. Utilizou-se também blocos de pulverização, que é capaz de combinar o tamanho da gota e a vazão necessária.
A concentração do material particulado é determinado mediante a relação entre a massa captada em papel de filtro de fibra de vidro e posteriormente pesada em balança analítica, e o volume do gás coletado e registrado no gasômetro. Para execução do ensaio é necessário o analisador de gases, constituído essencialmente de uma sonda com tubo de Pitot tipo S, uma caixa quente onde é instalado um porta filtro com aquecimento interno por resistência elétrica, uma caixa fria que acondiciona quatro frascos borbulhadores, imersos parcialmente em gêlo e um painel de comando.
Após a instalação e a montagem do aparelho no local determinado, efetuou-se os testes preliminares de vazamento, das medidas das pressões estática e dinâmica, da umidade do fluxo gasoso e

Relacionados