Fundamentos históricos da educação no brasil

Páginas: 9 (2174 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2012
Parte I – Colônia e Império
a) Explique: Como as reformas pombalinas foram aplicadas no Brasil?
Até o início do século XVIII, a ocupação européia no Brasil era basicamente rural. No entanto, a descoberta do ouro alterou esse panorama. Com a ocupação européia, o Brasil deixou de ser litoral expandindo assim sua população, a qual saltou de 300.000 habitantes para 3.000.000 no final deste século,sendo que, as características da mineração levaram a uma rápida urbanização dessa região. Contudo, o Brasil vivia um processo de intensificação da colonização e de profundas mudanças, onde a partir dos meados do século XVIII, disseminou-se pela Europa um conjunto de ideias que combatiam o Antigo Regime, ou seja, a sociedade de ordens.
Curiosamente, o Marquês de Pombal aliou essa série dereformas a uma administração extremamente autoritária e, apesar dessa característica de sua administração, suas reformas contribuíram para que se formasse no Brasil uma elite letrada que passou a criticar incisivamente a administração portuguesa no Brasil. Assim sendo, a intensificação da presença européia na América, as transformações na colonização, possibilitadas pela mudança das atividadeseconômicas, o surgimento de uma crítica ao Antigo Regime e às reformas pombalinas tornaram possível que se desenvolvesse no Brasil um pensamento autonomista que instrumentalizaria as revoltas que surgiram no Brasil contra a dominação portuguesa.
Portanto, na segunda metade do século XVIII ocorre uma estruturação perante a educação. O Marquês de Pombal, sendo o primeiro ministro de D. José I, rei dePortugal, retirou das mãos dos jesuítas o encargo de ministrar qualquer forma de educação em Portugal e em todo o território ultramarino. Com base nessa decisão, a responsabilidade pelo ensino foi atribuída ao Estado, onde várias reformas foram empreendidas e muitas delas vigoraram até as primeiras décadas do século XIX.
Também foi importante o papel desempenhado pelos estrangeirados, os quais tiveramcontato com os movimentos de renovação cultural e com o desenvolvimento da ciência experimental em outros países. Esses jovens criticaram ruidosamente as instituições do Antigo Regime e o atraso cultural português e defenderam a necessidade de abertura ao espírito científico moderno.

Dentro desse espírito de reformas educacionais e com o objetivo de renovar as letras e estimular a produção deconhecimentos científicos com base na observação e na experimentação, várias instituições foram criadas em Portugal, a fim de criar uma nova elite cultural que, de posse de um pensamento racional, científico, e ao mesmo tempo programático, pudesse transformar em realidade os intentos reformistas portugueses. De fato, mesmo após a expulsão dos jesuítas e não obstante Pombal ter reformado a instrução,a tradição cultural disseminada por eclesiásticos, segundo a qual o cultivo das ciências úteis era desinteressante, ainda prevalecia.
Mas, as reformas pombalinas não tiveram a mesma incursão em todas as capitanias do Brasil Colônia, pois dependiam do aumento da produtividade de cada região, sendo que, as medidas tomadas na segunda metade do século XVIII mudaram acanhadamente a oferta de ensinono Brasil, pois muitas destas medidas pombalinas visavam o fortalecimento do Império português. No entanto, apesar destas medidas não terem tido grande intervenções nas capitanias brasileiras, o conjunto das reformas efetivadas contribuiu indiretamente para a disseminação dos ideais iluministas e para a constituição de uma consciência nacional.
b) Em sua opinião, qual é a relevância, no processode construção do Estado Nacional Brasileiro, da lei de 1827?
O dia 15 de outubro foi escolhido para homenagear os professores, pelo fato de essa data estar relacionada à oficialização da criação dos cursos primários em todo o país pelo imperador D. Pedro I, por meio da Lei de 15 de outubro de 1827, no qual o Decreto Federal nº52.682 foi promulgado em 1963 pelo então presidente João Goulart...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fundamentos historicos da educação no brasil
  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
  • Fundamentos históricos da educação no brasil:
  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
  • FUNDAMENTOS HISTORICOS DA EDUCAÇÃO
  • Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
  • Fundamentos historicos da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!