FUNDAMENTOS DE UMA ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA

2659 palavras 11 páginas
FICHAMENTO – PERÍODO 2015
COLEGIADO DE EDUCAÇÃO FISÍCA – FACULDADE AGES
Tani, Go…[et al.]. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
Edilson de Jesus Manoel é Mestrando em Educação Física – Escola de Educação Física de São Paulo. Professor Auxiliar de Ensino da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo.
Eduardo Kokubun é Mestre pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo. Doutorando no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.
Go Tani é Doutor (Ph.D.) pela Universidade de Hiroshima – Japão. Professor Assistente Doutor da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo.
José Elias de Proença é Mestrando em Educação Física – Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo. Professor Auxiliar de Ensino da Escola de Educação Física da USP.
1 – RESUMO DA OBRA: A intenção dos autores é abordar a respeito do desenvolvimento humano focando em diversos âmbitos: fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social e também sobre o movimento. É por essa razão que desenvolvimento e movimento são duas palavras centrais e fundamentais desse livro, por esse motivo é que elas sempre serão discorridas ao longo dessa obra nos mais variados contextos e situações e sempre relacionando-as com a área de Educação Física que é o tema principal dessa discussão que por sua vez também se estabelece relação com o cotidiano da vida das pessoas pois as pessoas precisam desenvolver-se no decorrer das suas vidas e o movimento contribui significativamente para que esse desenvolvimento realmente aconteça.

CITAÇÕES

CAPÍTULO 1 – Domínios do comportamento humano e o movimento
Fazem do domínio cognitivo, operações mentais como a descoberta ou reconhecimento de informação, a retenção ou armazenamento de informação, a geração de informações a partir de certos dados e a tomada de decisão ou feitura de julgamento acerca da informação (Magilli,

Relacionados