fundamentalismo

Páginas: 2 (496 palavras) Publicado: 17 de dezembro de 2014
Funcionalismo (do Latim fungere, ‘desempenhar’)
É um ramo da antropologia e das ciências sociais que procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por instituições e suasconsequências para sociedade como um todo. É uma corrente sociológica associada à obra de Émile Durkheim.

Para ele cada instituição exerce uma função específica na sociedade e o seu maufuncionamento significa um desregramento da própria sociedade (Que não possui ordem nem organização) A sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada com o estudo do fato social que, segundoDurkheim, apresenta características específicas: exterioridade ( e a Qualidade do que é exterior) coercividade.( Que pode causar coerção (repressão)).O fato social é exterior, na medida em que existe antesdo próprio indivíduo, e coercivo, na medida em que a sociedade se impõe, sem o consentimento prévio do indivíduo.
Coercitividade - característica relacionada com a força dos padrões culturais dogrupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são de tal maneira fortes que obrigam os indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade - esta característica transmite o fato de esses padrões decultura serem exteriores aos indivíduos, ou seja, ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.

Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, coma qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade – quando o indivíduo nasce a sociedade já está organizada,com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo.
Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles nãoexistem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.







Função social

Uma função social é a contribuição que um fenômeno provê a um sistema maior do que aquele ao qual o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentalismo
  • Fundamentalismo
  • Fundamentalismo
  • Fundamentalismo
  • O Fundamentalismo
  • fundamentalismo
  • fundamentalismo
  • O fundamentalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!