fundamentalismo

Páginas: 16 (3856 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o Fundamentalismo, mais concretamente o Fundamentalismo Religioso, Fundamentalismo Islâmico, o uso do termo, o Fenômeno Fundamentalista.
O objetivo deste trabalho é mostrar como acontece e como é vista a violência no Fundamentalismo.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.FUNDAMENTALISMO
O que é
O fundamentalismo não é uma doutrina em si, mas uma atitude e uma forma de entender e viver a doutrina. A atitude fundamentalista surge quando a verdade de sua igreja ou de seu grupo é entendida como única legítima com a exclusão de todas as outras, tidas como errôneas e por isso destituídas do direito de existir. Quem imagina ser seu ponto devista o único válido está condenado a ser intolerante. Esta atitude fechada leva ao desprezo, à descriminação e à violência religiosa ou política.
A palavra “fundamentalismo” passou nos últimos anos a estar presente na mídia mundial quase sempre com uma conotação assustadora. E não é para menos. Os militantes fundamentalistas estiveram por detrás da maioria dos atos de violência cometidos nas maisvariadas situações geográficas. Acostumamo-nos a identificá-lo, o fundamentalismo, aos religiosos do Oriente Médio, particularmente aos imãs islâmicos, aos chefes e chefetes espirituais de países daquela região que sempre aparecem com seus trajes tradicionais, encimados por turbantes, lançando ameaças ao mundo moderno e aos americanos em geral.
Na verdade o fundamentalismo é ummovimento sócio religioso e político muito diversificado e bem mais extenso do que as fronteiras do Islã. Paradoxalmente é nos Estados Unidos de hoje que encontramos o maior contingente de fundamentalistas, só que cristãos. O que se segue abaixo é uma síntese deste poderoso movimento, onde procura se identificar os tipos de fundamentalismo bem como seus objetivos.
Antes de tudo, é necessário definir oque vem a ser fundamentalismo. Designa-se assim todo e qualquer movimento religioso, de qualquer que seja a religião, que tende a interpretar a realidade de hoje através dos olhos de antigos preceitos religiosos e que renega os valores da modernidade. Para o fundamentalista, o fiel deve seguir à risca as páginas dos textos sagrados da sua religião. As Escrituras (sejam elas a Bíblia, o Talmude, oCorão, ou o Hadith dos hindús) foram traçadas por Deus, logo devem ser interpretadas como a Sua vontade. Naturalmente que os fundamentalistas não aceitam o criticismo, isto é, o movimento intelectual teológico moderno (pelo menos desde Spionza para cá) que diz que elas, as palavras sagradas, devem ser interpretadas de acordo com a época e as circunstâncias em que foram escritas e que abrigam umaenorme distância da realidade atual.
Portanto, fundamentalismo é tomar as palavras sagradas em seus fundamentos, integralmente, “retornar aos artigos fundamentais da fé” sem nenhuma alteração, sem nenhuma concessão.

















FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO
De modo geral, quando se fala em fundamentalismo, é no fundamentalismo religiosoque se pensa. Há, porém, outras formas de fundamentalismo: o fundamentalismo político, o fundamentalismo cultural, o fundamentalismo económico. Quando se refere ao fundamentalismo religioso, pensa-se essencialmente no islamismo. Mas, na verdade, as palavras "fundamentalismo" e "fundamentalista" nasceram nos Estados Unidos, nos princípios do século XX e no contexto do protestantismo, com o objetivode preservar e defender os pontos considerados fundamentais da fé cristã.
Fundamentalismo "é um movimento que objetiva voltar ao que são considerados princípios fundamentais (ou vigentes na fundação) da religião". Especificamente, refere-se a qualquer enclave religioso que intencionalmente resista a identificação com o grupo religioso maior do qual diverge quanto aos princípios fundamentais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentalismo
  • Fundamentalismo
  • Fundamentalismo
  • fundamentalismo
  • Fundamentalismo
  • O Fundamentalismo
  • fundamentalismo
  • O fundamentalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!