Fundamentaçao RI

Páginas: 5 (1136 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Grupo: Eduardo H. Melo, Flavio Silva. 08/09/2010
Professor: Luciano Daudt da Rocha

1- Reúna argumentos do texto e comente-os, justificando a afirmação do autor de que o mundo na década de 1780 era, ao mesmo tempo, incrivelmente grande e, ao mesmo tempo pequeno em relação ao nosso.

O mundo na década de 1780 era ao mesmo tempo menore muito maior que o nosso. A maior parte dos oceanos já tinha sido explorado e mapeado, graças à competência dos navegadores da época, mas os grandes rios, exceto o da China e da Índia, era um mistério para quase todo o mundo. Muitos continentes eram apenas conhecidos por alguns quilômetros de terra a dentro a partir da costa. A população era muito menor que a de hoje em alguns os aspectos, comoem número e em características físicas, estimava-se que, em 1800, 2/3 da população era asiática, 20% européia, 10% africana e 1 em cada 33 era da América ou da Oceania. Os europeus, no geral, eram nitidamente mais baixos e mais leves do que hoje. O clima era provavelmente mais frio e úmido que o de hoje. A colonização era muita mal administrada devido a doenças endêmicas como a malária queimpediam a colonização em muitas áreas, como o sul da Itália, só foram gradativamente povoadas durante o século XIX. Em relação aos séculos anteriores é evidente um desenvolvimento nas comunicações e nos transportes. Entre 1760 e o final do século, a viagem Londres- Glasgow foi reduzida de 10 ou 12 dias para 62 horas. Carruagens, postais começaram na 2ª metade do século XVIII e se expandiram entre asguerras napoleônicas e o surgimento das ferrovias. O transporte por água era mais fácil, rápido e barato, estar perto de um porto era estar perto do mundo. Era mais fácil ligar capitais distantes do que o campo às cidades. O mundo de 1789 era, para a maioria de seus habitantes, incalculavelmente grande. Muitos deles viviam e morriam no distrito onde nascera. A grande maioria da humanidade eraanalfabeta e também era absolutamente incomum o ato de viajar, quando acontecia era na velocidade das carroças. Não havia jornais, exceto os poucos dirigidos às classes média e alta. Muita pouca gente sabia ler, as notícias vinham através dos canais oficiais (da Igreja ou do Estado). O mundo era essencialmente rural, na Rússia, Escandinávia ou Balcãs, 90 a 97% da população era rural. Mesmo naInglaterra, a população urbana só ultrapassou a rural em 1851. O termo “urbano” inclui a multidão de pequenas cidades de província, onde vivia a maioria dos habitantes urbanos. Estas cidades de província não eram menos urbanas por serem pequenas, os autênticos homens das cidades que desprezavam o campo ao seu redor. A linha que separava as atividades urbanas das rurais era bem marcada, em muitos países,impostos ou até muralhas dividiam os dois mundos, podiam até ser considerados mundos diferentes. Os habitantes das cidades eram muitas vezes fisicamente diferentes dos do campo, mesmo se não houvesse diferenças religiosas ou étnicas, havia bastante diferença na aparência. Essa década foi marcada principalmente pelo desenvolvimento, ainda que as dificuldades eram enormes, foi uma década marcante nahistória.

2- Analisar as realidades do campo das cidades na Europa década 1780, apontando e analisando as “velhas estruturas” e as “novas estruturas”. Pensar dentro desse contexto aquilo que poderia ser o motor das revoluções.
A realidade do campo na Europa era baseada no pensamento econômico sistematizado dos fisiocratas franceses, a terra e o aluguel da terras são as únicas fontes de renda.O principal problema agrário da época era a relação entre os que cultivavam a terra e os que a possuíam, entre os que produziam a riqueza e os que a acumulavam. Em termos das relações de propriedade agrária, a Europa pode ser dividida em 3 grandes segmentos: a oeste colônias além do mar(exceto EUA), lá o trabalho era forçado, escravidão, mais raramente camponês arrendatário. Nas colônias Índias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fundamentação
  • Fundamentação
  • fundamentação
  • fundamentacao
  • fundamentacao
  • fundamentaçao
  • fundamentacao
  • Fundamentaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!