ftud

604 palavras 3 páginas
O maior componente de uma boa saúde é a capacidade física. A capacidade física é a habilidade de fazer as tarefas rotineiras com vigor e atenção sem ficar cansado e manter energia suficiente para usufruir horas de lazer e estar apto a atender a possíveis emergências. A capacidade física é composta de três componentes básicos: resistência cardiorrespiratória força muscular e flexibilidade. Utilizamos o modelo aplicado aos atletas para adequar os conceitos de capacidade física ás populações especiais.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/34498/capacidades-fisicas#ixzz3IDukxYc2 Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias, como veremos a seguir.

O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o processo educacional ocidental. Fato bastante visível nas salas de aula: o corpo fica sentado e parado, sem “atrapalhar” o exercício de raciocínio e de aprendizado feito pela mente.

A princípio, a Educação Física, quando inserida no currículo escolar, era tida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável. Após muitas reformas na própria ideia de Educação Física, atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a

Relacionados

  • CONSTRUÇÕES DE MAQUETES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DUAS CLASSES DE AULA
    12741 palavras | 51 páginas
  • Crescente Fértil
    18493 palavras | 74 páginas