ftdftd

665 palavras 3 páginas
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus Santo Ângelo
Departamento de Engenharias e Ciência da Computação
Curso de Engenharia Elétrica
Disciplina: Computação I- A

COMPUTAÇÃO OBIQUÁ E PERVASIVA

Alunos:
Eliana Roratto
Carlos Eduardo Bordin
Lucas Santiago
Dante Bordin
Luciano Stein

Professor: Alexandre dos Santos Roque

Santo Ângelo, 16 de abril de 2014
Conceito e Aplicação.
Computação ubíqua tem o objetivo tornar a interação homem computar invisível, assim, integrando a informática com as ações e comportamentos naturais das pessoas. Não invisível como se não pudesse ver, mas, sim de uma forma que as pessoas nem percebam que estão dando comandos a um computador, mas como se tivessem conversando com alguém. Além disso, os computadores teriam sistemas inteligentes que estariam conectados ou procurando conexão o tempo todo, dessa forma tornando-se assim onipresente.
A computação ubíqua requer computadores pequenos, baratos e tecnologias de ligação com ou sem fios a computadores de maior dimensão. Por exemplo, uma casa controlada por dispositivos de computação ubíqua deverá ter controle remoto da iluminação da casa, sistema de extinção de incêncio, sistemas de entreterimento integrados, sistemas para monitorizar as saúde dos ocupoantes de casa, uma geladeira que avise os ocupantes da casa sobre produtros estragados ou fora da validade.
Computação pervasiva é o resultado do avanço acelerado da técnologia computacional, uma tendência a dotar qualquer produto feito pelo home com hardware e software. A pervasividade computacional vai além do domínio dos computadores pessoais: a ideia é praticacamente qualquer coisa, de carros a roupas, de xícaras de café a casas e ambientes, e até mesmo o corpo humano, possam ser dotados de chips que ermitam conecta-los a outrso dispositivos em rede.

História
No artigo O Computador do Século XXI, Mark Weiser (1991) – ex-chefe do Centro de Pesquisas de Palo Alto,

Relacionados

  • ftdftd
    963 palavras | 4 páginas