Frida Kahlo

Páginas: 5 (1162 palavras) Publicado: 27 de julho de 2014
FRIDA KAHLO
Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón foi dona de uma vida cheia de sofrimentos e superações, dos quais se refletiram em suas obras a tornando uma das mais importantes pintoras do século. Além disso, foi uma das pessoas mais marcantes da história do México, ficando conhecida como patriota declarada, comunista e revolucionária.
Tendo nascido em 6 de julho de 1907 em Coyoacan,México, sendo mestiça, filha de um famoso fotógrafo alemão, Guillermo Kahlo e de uma devota católica com origem indígena e espanhola, Matilde Gonzalez y Calderón, Frida sempre fora apaixonada pela cultura e tradições mexicanas. Ela buscava demonstrar este gosto pela cultura mexicana principalmente em suas vestimentas e nos seus trabalhos, nos quais ela costumava incluir elementos populares de seu país.Além de suas pinturas, Frida registrou seu sofrimento, dores e frustrações com a infidelidade de seu marido e a impossibilidade de ter filhos em um diário, publicado e traduzido em várias línguas em 1995 e em sua autobiografia, publicada em 1953.
Aos seis anos de idade, contraiu poliomielite, que a deixou de cama por vários dias. Mesmo após sua recuperação, teve como sequela sua perna direitaafetada, tendo de conviver com um pé atrofiado e uma perna mais fina que outra. Mesmo assim, a maior tragédia de sua vida ainda estava por vir, aos seus dezoito anos.
Na época, estudante de medicina da primeira turma feminina da Escola Preparatória Nacional, Frida voltava para casa com seu noivo Alejandro Goméz Arias no dia 17 de setembro de 1925, quando sofreu um acidente grave de ônibus. Tendo oveículo se chocado com um trem, Frida teve seu abdômen transpassado por uma barra de ferro, além de sofrer várias fraturas, até mesmo na coluna vertebral. Para se recuperar do acidente que quase a levou a morte, foram necessários vários meses e 35 cirurgias, que não foram suficientes para que ela não tivesse complicações durante o resto de sua vida.
Durante a recuperação, seu dom artístico sesobressaiu. Tendo sua mãe colocado um espelho sobre sua cama e um cavalete adaptado para que pudesse pintar deitada, Frida faz seu primeiro autorretrato, dedicado ao noivo que a havia abandoando. A partir do mesmo, criou uma obstinação em pintar autorretratos, 55 ao todo, que justificava com a frase: “Pinto a mim mesma porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor”.
Passando doisanos após o acidente, Frida levou três quadros a Diego Rivera, pintor que havia conhecido quando frequentava, em 1922, a Escola Preparatória Nacional, para que ele analisasse sua obra. Além da revelação de Frida como uma grande artista, esse encontro entre os dois acaba resultando em uma história de amor e sofrimento entre os dois.
Em 21 de agosto de 1929 os dois se casam, Frida com 22 anos eRivera, 43. Em 1930, ela perde seu primeiro filho, sofrendo um aborto pela impossibilidade de gerar uma gravidez pelo seu estado de saúde. No mesmo ano, após recuperar sua mobilidade, mesmo que com limitações e tendo de usar um colete de gesso com frequência, Frida vai com seu marido aos EUA, mostrando seu talento e conquistando a todos com seu estilo.
Já em 1932, em Detroit, ela sofre seu segundoaborto, sendo hospitalizada no local. No mesmo ano, em 15 de setembro, sua mãe morre de câncer. Em 1934 o casal volta ao México e Frida sofre seu segundo aborto, tendo seus dedos do pé direito amputados. Seu relacionamento com Diego piora e ele, já famoso por traições, começa a traí-la até mesmo com sua irmã mais nova, Cristina. No ano seguinte, os dois se separam e Frida tem um caso com o escultorIsamu Noguchi, mas rapidamente se reconcilia com Rivera e os dois começam a morar juntos no México novamente.
Em 1938, Frida conhece André Breton, que se encanta por sua obra e a apresenta Julian Levy, dono de uma galeria em Nova York, que fica responsável pela primeira exposição individual de Frida, em 1939.
Tendo partido sozinha para Nova York e dona de uma exposição com absoluto sucesso,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Frida Kahlo
  • Frida Kahlo
  • FRIDA KAHLO
  • frida kahlo
  • Frida Kahlo
  • Frida Kahlo
  • Frida Kahlo
  • Frida kahlo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!