Frida Kahlo

Páginas: 7 (1649 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, conhecida apenas como Frida Kahlo, nasceu a 6 de Julho de 1907 na cidade de Coyoacán, no México. Local onde viria a falecer, no dia 13 de Julho de 1954, vivendo apenas 47 anos devido a problemas de saúde causados, maioritariamente, por um grave acidente rodoviário.
Filha de Guilhermo Kahlo e Matilde Alderón e Gonzales, mostrou desde cedoser uma criança revolucionária e fora do normal. Com uma irreverência um quanto punível para a época, fez tudo o que esteve ao seu alcance para defender os direitos das mulheres, muito pouco respeitados no séc. XX.
Com apenas seis aniversários comemorados começaram os seus problemas de saúde, contraindo poliomielite, uma doença que imobiliza fracções do corpo humano e por vezes mortal. Devido àmesma, Frida ficou lesionada do seu pé direito, ganhando assim a alcunha de “Frida Pata de Palo” (em português “Frida Perna de Pau”). Por esse problema de locomoção e também estético, a seu ver, Frida começou a usar calças (uma das atitudes que demonstram a sua rebeldia prematura), e anos mais tarde saias até aos pés, uma das suas imagens de marca pessoal até aos dias de hoje.
Embora o pai de Fridaexercesse como passatempo temas ligados à arte e à pintura, Frida nunca demonstrou muito interesse em seguir essa carreira.
De 1922 a 1925 estudou na Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México, onde frequentou as aulas de Desenho e Modelagem.
Em 1925, com 18 anos completos, descobre a técnica da gravura com Fernando Fernandez, e é nesse tempo que desperta o seu interesse pelaarte da pintura. É também nessa época que Frida sofre um grave acidente rodoviário que muda completamente a sua vida.
O autocarro que utilizava diariamente para o seu transporte embateu contra um comboio, formando um acidente aparatoso e para muitos dos passageiros, mortal. Nesse acidente uma barra de ferro atravessou-lhe a bacia e saiu pela vagina, causando uma tripla fractura na coluna vertebral.Este foi o tema que inspirou o meu quadro favorito da artista, que comentarei mais abaixo.
A partir desse trágico dia, Frida necessitou, para a sua parcial recuperação, de utilizar coletes ortopédicos e outros tipos de instrumentos médicos, sendo também várias vezes operada durante esse tempo.
Este acidente, como já referi, mudou a sua vida. Principalmente nos tempos após o acontecimento.Frida permaneceu vários meses acamada. Foi durante essa altura inicial de recuperação que começou a sua carreira como artista de artes plásticas. Com a sua capacidade de desenvoltura, utilizou um cavalete adaptado á própria cama.
No ano de 1928 junta-se ao Partido Comunista Mexicano, onde conhece Diego Rivera, um pintor de murais conhecido pelo Mundo inteiro.
É com Diego que se casa, aos 21 anos deidade, um ano depois de se conhecerem, originando um dos casais mais revolucionários e modernos da época.
Frida era bissexual, o que na época era raro e alvo de racismo. Ambos os conjugues assumiam a falta de fidelidade e é até conhecido um caso extra-conjugal da pintora com Leon Trotski. Diego Rivera, um homem liberal e, tal como a sua esposa, de mente aberta e moderna, sempre aceitou os casosde Frida com outras mulheres, mas não lhe permitia que se envolvesse com outro homem.
Depois de algum tempo de casamento, Frida descobre do caso de Diego com a sua irmã mais nova, Cristina, do qual pintou também um quadro.
Entre os anos 1930 e 1933 viveu a maior parte do tempo entre Nova Iorque e Detroit, a acompanhar a carreira do marido.
Em 1939 torna-se um dos nomes que exibiram os seustrabalhos na Galeria Renón Et Colle, em Paris.
A partir de 1943 integra o quadro da Escola La Esmeralda, no D.F., México, como professora de Arte. No ano 1953 é construída uma importante exposição em sua honra, na Galeria de Arte Contemporânea da mesma cidade.
Depois de todas as complicações no seu casamento com Diego Rivera, separam-se, mas voltar a unir-se em 1940, num casamento tão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Frida Kahlo
  • Frida Kahlo
  • FRIDA KAHLO
  • frida kahlo
  • Frida Kahlo
  • Frida Kahlo
  • Frida kahlo
  • Frida Kahlo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!