Frevo

Páginas: 2 (395 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco1 2 3 , misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira. Foi declarado Patrimônio Imaterial daHumanidade pela UNESCO.4
Surgido na cidade do Recife no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, emque saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte2 .


A capoeira, luta desenvolvida por escravos africanos em solo brasileiro, influenciou diretamente asorigens do frevo.5,Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer dotempo, o frevo ganhou características próprias.

Introdução

O carnaval é uma data comemorativa bastante popular e comemorada com muita festa em praticamente todo o território brasileiro.Para estafesta, foram criados vários tipos de músicas e também de danças, sendo que seu estilo pode variar de região para região dentro de nosso imenso país.

Origem do frevo

Em Pernambuco, entre os anosde 1910 e 1911, ocorreu o aparecimento de um ritmo carnavalesco bastante animado e que é famoso até hoje: o frevo. A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que abaixodos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo.

Características

Este estilo pernambucano de carnaval é um tipo de marchinha bastante acelerada, que, ao contrário de outras músicascarnavalescas, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto a multidão se diverte dançando.

Apesar de parecerem simples ao olhar, ospassos do frevo são bem complicados, pois, esta dança inclui: gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados.

Os dançarinos de frevo encantam com sua técnica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FREVO
  • Frevo
  • Frevo
  • Frevo
  • Frevo
  • Frevo
  • frevo
  • frevo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!