ANALISE DA OBRA ARTE DA GUERRA

Páginas: 8 (1925 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ANÁLISE DA OBRA:
     A questão principal da obra de Sun Tzu, é a Guerra, que é considerada pelo autor como uma questão vital ao estado; um assunto de vida ou morte, a estrada para sobrevivência ou para a ruína. Conseqüentemente, é imperativo que seja estudada completamente.
     O texto mostra de forma clara o que de fato leva um adversário a ser vitorioso, ele também atenta para os erroscometidos por alguns administradores tentando fazê-los corrigi-lo e evitá-lo.
     Para Sun Tzu a guerra é uma questão de vida ou morte. Assim, o autor afirma que existem cinco fatores fundamentais e as comparações destes fatores servem para averiguar os resultados de uma guerra. Esses fatores são: político; o tempo; o terreno; o chefe e a doutrina.
     No que se refere ao fator político, o autorobserva que, a política representa a real causa das pessoas para estarem em paz com a regra delas de forma que todos a seguirão e sem medo de qualquer perigo.
     O Tempo é o segundo fator observado por Sun Tzu. Como o próprio nome diz, o tempo é noite e dia, frio e calor, dias bons e ruins e mudança de estações.
     O Terreno também é um fator importante para ser observada na guerra, pois elerepresenta as distâncias, no chão que é atravessado com facilidade ou dificuldade e para se estar aberto ou fechado e influenciar suas chances de vida ou morte.
     O Chefe é o terceiro fator demonstrado por Sun Tzu. Esses indivíduos representam as virtudes da sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e exatidão.
E por fim, o último fator observado por Sun Tzu, a Doutrina. Esta representao método e disciplina a disposição do exército, as graduações de postos entre os oficiais, os regulamentos de rotas de provisão, e a provisão de materiais militares para o exército.
     Estes cinco fatores devem ser familiares a cada General, quem os conhecer será vencedor. Pode-se comparar o primeiro, o fator político a algum fator dentro de uma empresa, que é a razão da existência da empresa,seu propósito, se um funcionário trabalha bem, podemos sempre contar com ele. A missão corporativa inclui a missão, que possibilita que seus administradores e funcionários sigam um caminho que levará ao sucesso da empresa, concentrando esforços em um único foco, o tempo, pode ser compreendida como os fatores de ambiente externo à empresa (consumidores, concorrentes, depto. comercial,fornecedores). O terreno, pode ser comparado ao mercado de atuação da empresa. Se a empresa decide desenvolver um produto, é fundamental que ela estude a concorrência, (Pois quem conhece o inimigo, pode se sair bem.) o consumidor, o ponto de venda, não esperando que o mercado se adeque ao produto, é necessário desenvolver um produto que satisfaça as necessidades e desejos do consumidor.
     O chefe, que podeser comparado ao administrador da empresa (o comandante), com visões estratégicas e bem planejadas com papéis de liderança na definição da missão da empresa; na análise competitiva e nas situações específicas dos negócios; no desenvolvimento de projetos, metas e estratégias; na definição de produto, mercado, distribuição e dos planos de qualidade para implementar as estratégias da empresa. Adoutrina, estabelecimento de Unidades Estratégicas de Negócios pode muito bem ilustrar essa citação de Sun Tzu, pois se as empresas administram vários negócios, nada mais prático é eficiente do que criar divisões de trabalho (Ex.: Departamentos). Cada uma com sua própria estratégia, planos e responsabilidades e objetivos, que facilitarão a identificação de ameaças e oportunidades dos produtos eserviços.
Esses são os principais fatores e quem os dominam, ganham; esses que não o fazem são derrotados. Então, ao elaborar algum plano, compare os seguintes elementos, os avaliando com um cuidado extremo. O método supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar.
·                     Qual dos dois está impregnado com a lei moral?
·                     Qual dos dois Generais tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de um obra de arte
  • ANALISE DE OBRAS DE ARTE
  • análise de obras de arte
  • Analise de obra de arte do MAC
  • Metodologia de Análise de uma obra de arte
  • História da Arte
  • Releitura e Análise das Obras de Arte
  • Analise de uma obra de arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!