taylor e ford

Páginas: 9 (2207 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
MODELOS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E MECANIZADA DA EMPRESA
Os processos produtivos que culminaram na mecanização da organização e no elevado índice de desemprego.

Camila Ferreira
Suellem Alves

RESUMO
O mundo atual vive em prol da organização mecanicista, sem se preocupar com a essência do ser humano. A indústria cultural provocou a perda de valores humanísticos da sociedade,transformou-a em mecanizada e consumista de primeira linha. O lucro é sempre o grande objetivo, não importando quais os meios que o fizeram existir. Por este motivo, cresce o número de desempregados e os empregados estão cada dia em condições piores de trabalho. Neste contexto, buscou-se discutir as transformações sociais na produção e suas repercussões sobre o trabalhador.

Palavras – chave: Taylorismo;Fordismo; Pós – Fordismo; Organizações mecanizadas.

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma cadeia – não a propriamente dita- no sentido de prisão, mas uma cadeia de ação e reação, em que as formas de organização do trabalho e os modelos produtivos impactem diretamente em todas as vertentes da sociedade. A fim de suprir suas necessidades humanas, o homem se dedicou à evolução dos modos de produção,elementos que marcaram toda a história. Dos mais recentes modelos de produção, o fordismo e o pós-fordismo se destacam por influenciarem diversos âmbitos do que se vive hoje.
A maneira como as indústrias se organizam e funcionam atualmente, se baseia nos fundamentos propostos pelo Fordismo e Pós- Fordismo, não se esquecendo de que o segundo contém o primeiro. Dessa maneira, os dois modelos devem seranalisados conjuntamente. Introduzindo de forma sucinta os conceitos, podemos afirmar que, o fordismo se baseou na aplicação de uma linha de montagem com o objetivo de uma produção em série para um consumo em massa. Já1 o pós-fordismo surgiu para superar aquilo que o antigo modelo não conseguiu sustentar, propondo uma flexibilização da produção, a fim de atender as diferenciações da demanda.
HenryFord iniciou o ciclo vicioso de consumo ao aumentar o salário dos trabalhadores, possibilitando-os a comprar aquilo que ele próprios produziam. Foi a partir deste ponto que a sociedade passou a ser refém do consumo, vivendo em um tempo em que tudo é materializado, inclusive o próprio ser-humano.
Entretanto com a mecanização das organizações, elevou-se o índice de desemprego, substituição dotrabalhador por maquinas, que aumentam a produção, eficiência e qualidade do produto final.
O artigo se estrutura da seguinte forma: em primeira sessão, serão discutidas as características das formas de organização do trabalho dentro da administração cientifica; em segunda, será apresentado a mecanização das organizações, desemprego dos trabalhadores e os impactos na sociedade; e por ultimo,discorre-se sobre as características da organizaçã2o fordista comparando-a ao caso da empresa Samsung.

FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Com o surgimento do Taylorismo, a orientação do trabalhador no que se deve fazer, a execução e o tempo gasto passam a ser fundamentais. Segundo Tenório (2011, p.1149), o enfoque de Taylor estava restrito “(...) ao desenvolvimento de uma sistematização de ideias quevai da organização da produção à organização do trabalho”. Na obra “Maquinaria, Taylorismo e Fordismo: a reinvenção da manufatura”; Moraes Neto (1986, p.32) cita uma frase de Taylor que enfatiza essa ideia, “(...) a gerência científica consiste amplamente em preparar as tarefas e sua execução”. Foca-se no controle dos passos do trabalho vivo, o controle do tempo e movimento do trabalhador,transformando o homem em máquina ao invés de utilizar a própria máquina. A sociedade estava enfrentando a expansão do capitalismo americano, com mão de obra abundante, divisão do trabalho e especialização do trabalhador. Em 1914, surge do Fordismo,

“(...) método de organização do trabalho complementar ao taylorismo, que se caracteriza pelo gerenciamento tecnoburocrático de uma mão de obra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Taylor e ford
  • taylor e ford
  • Ford e taylor
  • Taylor e ford
  • Ford e Taylor
  • Ford, taylor
  • Taylor E Ford
  • Ford e Taylor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!