Frerf

1064 palavras 5 páginas
O Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG-1964/8)

1.TATIANA FERNANDA ALVES DA SILVA (tatianefalves2@yahoo.com.br)
2.IONESIO GOMES PASSOS
3.JIMMY SILVA DE SOUZA
4.VIVIANE SILVA ALBINO

Em virtude das transformações que se seguiram em Abril de 1964, no início do governo Castelo Branco, foi criado um primeiro Programa de Ação Econômica do Governo – (PAEG ), com dois objetivos básicos: formular políticas conjunturais de combate à inflação, associadas a reformas Brasil. Estruturais , que permitiram o equacionamento dos problemas inflacionários causados pela política de substituição de importações e das dificuldades que se colocavam ao crescimento econômico.
O PAEG, foi uma das primeiras medidas tomadas pelo novo governo militar em Abril de 1964. Com o objetivo principal de reestruturar a estabilidade do país, o plano teve importantes efeitos, mas nem por isso é uma unanimidade em termos de eficácia. O programa foi essencial para a estabilização econômica e o crescimento a altas taxas observadas no período subsequente, acabando denominado de “Milagre”. Sendo visto também de forma negativa , apontando o programa como beneficiador em certos setores específicos da sociedade que acabaram gerando graves problemas econômico-sociais do Brasil.
Logo no início de seu Governo, era urgente para Castelo Branco que se tomassem medidas para resolver a situação econômica do país. Para que se atingisse tal intento, o governo criou dentro do seu recém-criado Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica o Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG).Com os seguintes objetivos, acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico interrompido nos dois anos anteriores; Conter, de maneira progressiva a inflação, contendo os preços nos anos de 1964 e 1965 e objetivando a estabilidade dos mesmos à partir de 1966; Atenuar os desníveis econômicos setoriais e regionais, assim como as tensões criadas pelos desequilíbrios sociais, mediante melhoria das condições de vida; Assegurar,

Relacionados