frehyyffhfgd

2250 palavras 9 páginas
Considerações Finais

A Captação, ETA, Adução e Distribuição constituem as partes fundamentais de um sistema de abastecimento de água.

Um sistema de tratamento de água de abastecimento deverá fazer face aos problemas associados à qualidade da água captada, produzindo uma água sem cor, turvação, cheiros, pesticidas e com um pH e teores de cálcio e alcalinidade aceitáveis e apropriados ao organismo humano, para além de desinfectada, de modo a eliminar a poluição microbiológica, nomeadamente colônias de coliformes fecais (cuja origem resulta da descarga de águas residuais não tratadas ou insuficientemente tratadas no meio receptor). Assim, é possível abastecer uma água de qualidade aceitável e apropriada para consumo humano, bem como evitar riscos para a saúde pública.

Salienta-se ainda a extrema relevância da execução de análises periódicas, quer da água captada quer da água tratada, com o intuito de fazer em face de alterações da mesma (a qualidade da água sofre variações ao longo do ano, pelo que é necessário proceder ao controlo das dosagens de reagentes), ou à detecção de distúrbios ou anomalias no funcionamento dos vários órgãos de tratamento.

9. Bibliografia
Disponível em: . Acesso em 24 de setembro de 2011.
AZEVEDO, Rita Teixeira d’. Tecnologias de Tratamento de Água de Abastecimento. Disponível em: < http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=6&cid=11148&bl=1>. Acesso em 24 de setembro de 2011.
Vá para a Página
1...012345678...9 Anterior |Próximo
Visualizar como página única
Considerações Finais

A Captação, ETA, Adução e Distribuição constituem as partes fundamentais de um sistema de abastecimento de água.

Um sistema de tratamento de água de abastecimento deverá fazer face aos problemas associados à qualidade da água captada, produzindo uma água sem cor, turvação, cheiros, pesticidas e com um pH e teores de cálcio e alcalinidade aceitáveis e apropriados ao organismo humano, para além de desinfectada, de modo a

Relacionados