Franquias

Páginas: 13 (3153 palavras) Publicado: 22 de abril de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO

vanessa teixeira valério















FRANQUIAS





















Araranguá
2013
vanessa teixeira valério


















FRANQUIAS








Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de:Gestão de pessoas II, Pesquisa de Mercado, Negociação, Mercado de Capitais, Estratégia de Marketing e Responsabilidade Social e Ambiental.

Prof. Elisete Zampronio
Prof. Karen Hiramatsu
Prof. Henri Nonaka
Prof. Lissandro Falkowiski
Prof. Sérgio Goes
Prof. Gisleine Fregoneze








Araranguá
2013
Introdução:

Neste trabalhoabordaremos os sistemas de franquias, quais conhecimentos necessários para que um franqueado deva obter, suas vantagens e desvantagens, e quais tipos de franquias existentes para entrar neste ramo de negócio que vem crescendo no Brasil.



















FRANQUIAS

Hoje em dia o sonho de muitas pessoas é ter seu próprio negócio, e uma das maneiras para se tornar umempreendedor de sucesso são as franquias. Grandes marcas de produtos como Mc Donald’s, O Boticário e muitas outras vendem suas franquias pelo mundo todo, como isso as pessoas conseguem ter seu próprio negócio, mas é importante lembrar que o sucesso de sua franquia não depende apenas da marca, mas também de sua total competência. A definição de competência está baseada numa tríade conhecida comoCHA, que são o conhecimento que tem relação com a formação acadêmica, o conhecimento teórico; a habilidade que está ligada ao prático, a vivência e ao domínio do conhecimento; e a atitude que representa as emoções, os valores e sentimentos das pessoas, isto é, o comportamento humano. Este conjunto de conhecimento permite ao individuo desempenhar com eficácia determinadas tarefas, em qualquersituação de forma peculiar. As competências organizacionais ganham ênfase em razão da alta competitividade e envolvem tecnologias, funções, pessoas, processos e principalmente uma gestão capaz de colocar em sintonia todas estas dimensões com o objetivo de formar e manter uma competência organizacional. Resende (2003, p.60) preconiza que as competências organizacionais são aquelas aplicadas às váriasformas de organização como também a diversos objetivos e aos diferentes modelos de gestão empresarial podendo classificá-las em competências essenciais que são principais na gestão empresarial, que estão presentes em todas as áreas da organização; competências de gestão estas são próprias do nível de gestão; competências gerenciais que são capacitações da competência de gestão; competênciasrequeridas pelo cargo que envolve as competências gerais e específicas demandadas aos ocupantes dos diferentes cargos da empresa.
Franquia ou Franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos e serviços. Eventualmente, o franqueador também cede aofranqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.
Um dos pontos de maior conflito na relação entre franqueador e franqueado é a competição gerada entre franquias de uma mesma marca. Por isso há critériosque devem ser seguidos para que o franqueador determine o território a ser negociado.

De acordo com o SEBRAE existem alguns tipos de franquias relacionados à modalidade do negócio, como a Franquia individual que está voltada à produção e comercialização de bens, que são produzidos pelo franqueador ou por terceiros previamente licenciados, sob a supervisão do franqueador. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Franquias
  • Franquias
  • Franquia
  • Franquias
  • Franquia
  • franquias
  • Franquia
  • Franquias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!