Francis Bacon

Páginas: 2 (417 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013

Francis Bacon
Nascido em Londres em 1561, filho de um Lorde tabelião da Rainha Elizabeth, Francis Bacon teve sua educação voltada para a política, vindo a ocupar cargos de destaque na corteinglesa. Durante o reinado de Jaime I, exerceu sucessivamente as funções de procurador geral, fiscal, guardião do selo e chanceler, contudo sua vida política foi abalada após acusação de corrupção.Político, filósofo e ensaísta inglês, Bacon é comumente conhecido como fundador da Ciência Moderna, uma vez que, foi ele quem primeiro esboçou uma metodologia racional para a atividade cientifica. Essametodologia ganha forma na sua obra nomeada INSTAURATIO MAGNA (Grande Restauração), na qual visava reformar completamente a política e a ciência da época, no contexto da crise do século XVI. Bacon percebeua necessidade de novos métodos práticos da ciência diante de problemas reais como a fome e a peste negra.
Bacon propunha na Instauratio Magna uma nova maneira de estudar os fenômenos naturais, queviesse a superar e substituir o método aristotélico de investigação de fatos científicos, que juntamente à escolástica eram os principais alvos de sua crítica. Defendia a tese de que o conhecimentoadquirido no âmbito da escolástica constituía uma ciência estérea (visto que esta objetivava conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional, que procurava respostas que justificassem a fé nadoutrina ensinada pela igreja) Ele acreditava que o conhecimento não advinha de silogismos lógicos, mas sim do conhecimento prático e da experimentação científica, segundo ele não há nada nointelecto que não tenha passado antes pelos sentidos.
No entanto seu método possuía duas falhas, a primeira era a desconsideração da hipótese no seu método indutivo passivo da generalização, a segunda falhaera desconsideração de dados matemáticos, que se tornaram fundamentais para o desenvolvimento científico nos séculos XVII, XVIII e XIX.
Efetivamente, Bacon não realizou nenhum grande progresso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Francis Bacon
  • Francis bacon
  • Francis Bacon
  • Francis Bacon
  • Francis Bacon
  • francis bacon
  • Francis Bacon
  • Francis bacon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!