laudo medico legal

Páginas: 20 (4887 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
1 INTRODUÇÃO

O câncer do colo do útero configura-se como um importante problema de saúde pública no mundo, e atualmente no Brasil, essa neoplasia situa-se como a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres e é o segundo tumor mais frequente entre as mesmas ficando atrás apenas do tumor de mama. Têm em sua gênese determinantes ambientais e genéticos (INCA, 2012)
O câncer do colo doútero caracteriza-se por um crescimento celular desordenado e não controlado pelo organismo e que acomete uma parte específica do útero - o colo, que está em contato com a vagina. Tem em sua história natural uma afecção iniciada por transformações intraepiteliais progressivas que podem evoluir para lesão cancerosa. A neoplasia intra-epitelial provoca um desarranjo nas camadas de células epiteliaispavimentosas que revestem o colo uterino e que normalmente são arranjadas de forma ordenada. Essa desorganização caracteriza-se por alterações que vão desde núcleos mais corados até atípicas divisões celulares, podendo estar presente também alterações típicas de infecções pelo HPV. As infecções genitais associadas ao papiloma vírus humano de alto risco e o comprometimento da resposta imune celularestão envolvidos no processo de transformação maligna. Uma vez que essas alterações invadem o tecido conjuntivo abaixo do epitélio, elas denominam-se carcinoma invasor (MELO, 2012).
Esse desarranjo das células epiteliais podem acometer camadas mais basais (neoplasia intraepitelial cervical – NIC I); até três quartos de espessura do epitélio com preservação das camadas superficiais – NIC II; oudesarranjo pode acometer todas as camadas NIC III (INCA, 2002).









2 EPIDEMIOLOGIA

Segundo dados do Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP), alguns tipos de tumores malignos com grande potencial de prevenção primária demonstraram estabilidade no decorrer do último ano entre as regiões geográficas do país, como a exemplo do câncer do colo de útero. Dentre as onze cidadescadastradas no RCBP, com pelo menos oito anos de seguimento, nove demonstraram tendência de queda nas taxas de incidência e mortalidade.
No Brasil, mo ano de 2012 a incidência de câncer do colo uterino encontrou-se em primeiro lugar na região norte (24/100 000); Centro-oeste (28/100 000) e nordeste (18/100 000) ocuparam a segunda posição; o Sudeste (15/100 000) a terceira e a região sul (14/ 100 000),ocupou a quarta posição (BRASIL, 2012).
No que diz respeito á mortalidade, no ano de 2010 o câncer do colo do útero foi a principal causa de morte por câncer entre as mulheres na região norte, a terceira no nordeste, a quarta na região centro-oeste e a quinta na região sudeste, ficando em sexto lugar na região sul (BRASIL, 2012).

3 FATORES DE RISCO

Muitos são os fatores de risco para odesenvolvimento do câncer do colo de útero mas um entre eles chama atenção, a Infecções pelo vírus papiloma humano (HPV) um dos principais fatores para o desenvolvimento da doença, principalmente os do tipo 16, 18, 31, 33, 45, 48 entre outros, temos também outros como inicio precoce da atividade sexual, multiplicidade de parceiros sexuais, uso de contraceptivos orais, situação conjugal e baixacondição sócio-econômica também são apontados como fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de colo do útero, porém todos estão de certa forma relacionados indiretamente com a infecção pelo vírus HPV.
Sabe-se que mulheres com maior tempo formal de educação cuidam melhor de sua saúde e de seus familiares, procurando mais os serviços de saúde e aumentando positivamente os indicadores desaúde.(BEZERRA et al,. 2005).
A maior incidência do câncer de colo de útero acomete mulheres com idades entre 40 e 60 anos, sendo menos frequente antes dos 30 anos, isso se deve ao longo período da evolução da infecção inicial pelo HPV (BEZERRA et al,. 2005).
Os comportamentos de risco para a aquisição da infecção, bem como a presença de lesões de variada etiologia que comprometem a integridade da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • laudo medico
  • DPVAT SEM LAUDO MEDICO
  • Laudo Médico Depressão
  • IMPUGNAÇÃO DE LAUDO MÉDICO
  • Métodos de identificação médico-legal
  • Documentos médico legais
  • Documentos Medicos Legais
  • Asfixias Medico Legais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!