França às vésperas da revolução

Páginas: 10 (2294 palavras) Publicado: 3 de abril de 2013
Crise
A França às vésperas da Revolução

A Revolução Francesa ficou caracterizada como um movimento que contou com a participação de vários grupos sociais, inclusive a população pobre das cidades, os pequenos produtores e comerciantes e os camponeses explorados pela servidão. Já no final de um longo processo, foram extintos os privilégios da nobreza, porém o grupo que tomou poder, ou seja,a burguesia adquiriu os privilégios pelo poder econômico.


Sociedade


Em 1798, a França era o país mais populoso da Europa Ocidental, tendo aproximadamente 25 milhões de habitantes. Ela estava dividida em três ordens ou estados: o clero (primeiro estado), a nobreza (segundo estado) e o resto da população e burguesia (terceiro estado). Essas ordens dividiam-se em grupos, e emmuitas vezes, rivais.
Primeiro Estado: constituído pelo clero e composto por 120 mil pessoas, dividindo-se em baixo clero, que reunia bispos, abades e cônegos de família nobreza e o alto clero, que era composto de sacerdotes pobres, geralmente responsáveis pelas paróquias carentes.
Segundo Estado: constituído pela nobreza e composto por 350 mil pessoas, dividindo-se em nobreza cortesã(composta por 4 mil pessoa que viviam no palácio de Versalhes), a nobreza provincial (grupo empobrecido que vivia no interior à custa dos pagamentos cobrados pelos camponeses) e a nobreza de toga (formada por burgueses ricos que compravam títulos de nobreza, cargos políticos e administrativos.
Terceiro Estado: constituído pela grande maioria da população, contando com mais de 24 milhões de pessoasem diversos grupos sociais. Entre eles os camponeses (trabalhadores rurais submetidos a diferentes formas de trabalho), os Sans-culottes (camada social urbana, concentrada em Paris, contando com assalariados, aprendizes de ofício e desempregados marginalizados), a pequena burguesia (pequenos comerciantes), a média burguesia (profissionais liberais como médicos, advogados e comerciantes) e a altaburguesia (banqueiros, grandes empresários e comerciantes).


Crise Social e econômica


A partir de meados do século XVIII a economia da França apresentava sinais de crise, agravada pelas guerras em que o país se desenvolveu na Europa e na América.
Como a economia era basicamente agrária e a maioria da população trabalhava no campo, a produção agrícola não atendia ao consumo dealimentos de modo satisfatório, por causa dos problemas climáticos, que afetaram a situação da agricultura desde 1784.
Passou por dificuldades também, a indústria têxtil francesa, devido à concorrência dos tecidos ingleses. Essa causa se deve ao tratado firmado em 1786 com a Inglaterra, onde os ingleses exportariam os tecidos para a França e os franceses para a Inglaterra. Porém, esse tratadodeixou muitos trabalhadores desempregados e a burguesia estava cada vez mais descontente.
O governo francês também passou por crise financeira, desde o reinado de Luís XIV, onde suas despesas eram muito superiores às receitas do tesouro público. Então para isentarem o imposto cedido à nobreza e ao clero, seria necessário mover uma reforma tributária sem perder seus tradicionais privilégios.O terceiro estado estava sendo obrigado a pagar impostos e sustentar a despesa de grupos privilegiados. Mas, revoltados, passaram a lutar pela igualdade perante a lei.
Com isso, a burguesia adquiriu mais consciência de seus interesses, combatendo o absolutismo monárquico, a intervenção na economia, a intolerância filosófica e religiosa e os privilégios hereditários da nobreza e do clero.Vindo o Iluminismo do fundamento filosófico, as discussões dos iluministas tornaram-se públicas, chegando aos salões, cafés e lojas maçônicas, além de várias associações formadas para divulgar os textos iluministas.


A Marcha da Revolução
Etapas de um longo processo


Durando cerca de dez anos, o processo revolucionário francês foi complexo e contraditório, pois havia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • França revolução
  • fRANÇA ANTES DA REVOLUÇÃO
  • A França antes da revolução
  • Fichamento
  • Resenha do texto Reflexões sobre a Revolução em França, Burke
  • Como a situação social na frança levou à revolução em 1789
  • Fichamento: burke. reflexões sobre a revolução em frança.
  • frança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!