Framkenstein

313 palavras 2 páginas
Trabalho
De
Filosofia

Rodrigo
Turma: 132
Frankenstein
Versão assistida 1931
Sobre a autora
Mary Wollstonecraft Shelley (Londres, 30 de agosto de 1797 - Londres, 1 de fevereiro de 1851), mais conhecida por Mary Shelley foi uma escritora britânica, filha do filósofo William Godwin e da pedagoga e escritora Mary Wollstonecraft. Casou-se com o poeta Percy Bysshe Shelley em 1816.
Shelley foi autora de contos, dramaturga, ensaísta, biógrafa e escritora de literatura de viagens, mais conhecida por sua novela gótica Frankenstein: ou O Moderno Prometeu (1818). Ela também editou e promoveu os trabalhos de seu marido.
Contexto Histórico
A obra “Frankenstein” foi produzida quando a burguesia estava em ascensão no processo de transição entre o feudalismo e o capitalismo, ocorrendo na Europa, a Revolução Industrial. Foi uma época marcante de grandes revoluções.
Na obra é perceptível esse desenvolvimento tecnológico em que grande parte do mundo estava inserido, como na química, nas criações através de experimentos.
A obra está inserida na passagem do Romantismo para Literatura Gótica, que tinha como características a produção culta, científica e histórica.
Frankenstein x Prometeu
No mito, Prometeu rouba dos deuses o fogo, por isso é condenado por Zeus a ficar 30 mil anos acorrentado, junto ao alto do monte Cáucaso, durante os quais ele seria diariamente bicado por uma águia.
Victor Frankenstein, ao criar “Frankenstein”, teria roubado o fogo da vida dos deuses e por isso condenado a todos os problemas que sofre durante o romance.

Várias questões filosóficas foram discutidas sobre obra, entre elas, o princípio da vida e se havia alguma probabilidade de se chegar à sua descoberta e divulgação.
Bibliografia
http://files.bvs.br/upload/S/1983-2451/2009/v34n3/a196-200.pdf http://literatusficcionista.blogspot.com.br/2012/09/frankenstein-ou-o-moderno-prometeu.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Mary_Shelley

Relacionados