Canteiro de obras - conseitos

2112 palavras 9 páginas
Introdução

O canteiro de obras pode ser entendido como a “fábrica da obra” e, dessa forma, deve ser projetado segundo os princípios de organização e administração da produção. A adoção de ferramentas e princípios de outros setores industriais tem auxiliado na organização eficaz de suprimentos em canteiros de obras. É sabido que um bom layout de canteiro torna a obra mais veloz e mais prática, pois otimiza significativamente as tarefas e fluxos. Contudo este projeto não é estático, e sim dinâmico, pois as características do canteiro mudam durante o decorrer da obra. Este trabalho terá como objeto de estudo um terreno trapezoidal de inclinação moderada com 59m de frente, 39,2m de fundo, uma lateral de 92,75m, e a outra com 111,76m, totalizando 4554,025m² de área. A obra é dividida em duas torres que juntas ocupam 43,98% do terreno. Na parte da frente do terreno há uma obra do mesmo dono, que ocupa cerca de três quintos da testada, sobrando o lado oeste para acesso. Este acesso fica localizado na Rua Manaus, uma rua de alto tráfego, e por conta da testada reduzida, só há uma configuração viável de acesso.

O layout do canteiro se encaixa no perfil posicional, no arranjo físico posicional, os recursos transformadores é que se movem por meio dos recursos transformados. Em vez de materiais, informações ou clientes fluírem por meio de uma operação, quem sofre o processamento fica estacionário, enquanto o equipamento, maquinário, instalações e pessoas movem-se, para a cena do processamento na medida do necessário. A razão para isso pode ser que o produto ou o sujeito do serviço seja muito grande para ser movido de forma conveniente, ou pode ser (ou estar em um estado) muito delicado para ser movido, ou ainda, pode objetar-se a ser movido.
Construções Provisórias:
- Tapume; O tapume visa impedir o acesso de pessoas estranhas na obra, e deve obedecer alguns padrões como ser fixados e resistentes, ter altura mínima de dois metros e vinte (em relação ao nível do

Relacionados

  • PRATICAS ADMINISTRATIVAS
    37124 palavras | 149 páginas