FRABRICAÇÃO DE TUBOS POR LAMINAÇÃO

3052 palavras 13 páginas
INTRODUÇÃO

As tubulações são utilizadas em indústrias de processamento, químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, alimentícias e farmacêuticas. O conjunto de tubos e acessórios voltados ao processo industrial, principalmente para distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e demais líquidos industriais chegam a representar 70% do custo dos equipamentos, ou 25% do custo total da instalação.

Os tubos são divididos em dois grupos principais - sem costura e com costura. Os tubos sem costura são fabricados por três tipos de processos industriais - laminação (para os de grandes diâmetros), extrusão (para aqueles com pequenos diâmetros) e processo de fundição. Já os tubos com costura são fabricados por solda.

Os processos industriais de maior importância na fabricação de tubulações são os de laminação e solda. Através desses processos são fabricados mais de 2/3 dos tubos usados em instalações industriais.

1 - TUBULAÇÃO INDUSTRIAL

Todo tipo de construção, seja ela uma simples reforma para acrescentar cômodos, ou então a sede de uma nova indústria de grande porte, necessita de tubulação. A tubulação industrial tem este nome diferenciado porque, diferente da tubulação regular de uma casa, ou mesmo um apartamento, a quantidade de resíduos e materiais que irão passar por estes tubos são muito maiores e, por isso, tanto o seu projeto, execução, como o próprio material que é usado para fazê-lo e a quantidade de tubos usados são diferentes.

É claro, a tubulação industrial oferece uma maior capacidade de contenção do material que irá passar ali – como no caso de gás, por exemplo – sendo que este tipo de tubulação deve ser projetado para suportar mais do que o limite do que realmente irá passar nestes tubos, para evitar todo e qualquer tipo de acidente. Eles são uma parte essencial da obra industrial, e devem ser tratados como tal para evitar acidentes mais tarde.

2 - PROCESSOS

Relacionados

  • Trabalho Pronto
    10447 palavras | 42 páginas
  • Introdução aos processos de soldagem
    14539 palavras | 59 páginas
  • Processo de soldagem
    15392 palavras | 62 páginas