FQ8 - Reações O2

625 palavras 3 páginas
REAÇÕES COM
OXIGÉNIO

Fisiquipédia 8

O oxigénio é um reagente comum em muitas reações químicas que ocorrem à nossa volta, algumas delas essenciais para a sobrevivência, como a respiração ou o fogo.

Fisiquipédia 8

REAÇÕES DE
COMBUSTÃO

Fisiquipédia 8

As reações químicas que não podem ocorrer sem a presença de oxigénio chamam‑se reações de combustão ou, simplesmente, combustões.

Fisiquipédia 8

COMBUSTÃO
Numa combustão há dois tipos de reagente:

Combustível
Material que «arde»

Comburente
Alimenta a combustão

Uma combustão é uma reação química em que intervêm como reagentes um material combustível e um comburente que alimenta a combustão.

Fisiquipédia 8

As reações de combustão são, em geral, acompanhadas por libertação de energia sob a forma de calor. Por isso, dizem‑se exotérmicas.
Na maior parte das combustões é necessário fornecer previamente energia para elas ocorrerem. Mas, mesmo nestes casos, estas reações geram quantidades de energia superiores à energia que foi necessária para se iniciarem. Fisiquipédia 8

Por exemplo, o carvão não arde espontaneamente, mas depois de estar em combustão liberta grandes quantidades de energia sob a forma de calor.

Fisiquipédia 8

Reações de combustão de alguns metais
As reações de combustão que são acompanhadas da formação de chama são também designadas combustões vivas.

Substâncias diferentes podem dar origem a chamas com cores muito diferentes.

Cobre

Lítio

Sódio 8
Fisiquipédia

Há também reações com oxigénio que ocorrem com libertação de energia mas sem formação de chama, podendo ser designadas combustões lentas.

O2

Fisiquipédia 8

A respiração é uma reação deste tipo. Os animais inspiram ar, do qual consomem o oxigénio. No que diz respeito às células, os nutrientes, como a glicose, combinam‑se com o oxigénio libertando dióxido de carbono e vapor de água, que são expirados.
Esta reação química pode traduzir‑se

Relacionados