FORNO SOLAR ALTERNATIVO FOLETO INFORMATIVO REVISADO

Páginas: 13 (3143 palavras) Publicado: 19 de junho de 2015
FORNO SOLAR ALTERNATIVO E ANTIPOLUIDOR
PROFESSOR LÚCIO GALVÃO E NATURALISTA JOSÉ ALBANO

FORNO SOLAR
VOCÊ AINDA VAI TER O SEU
O forno solar não é novidade. Existem vários tipos, do artesanal ao industrializado. Nosso objetivo, no entanto, é divulgar um modelo de forno solar barato, simples e que utiliza alguns materiais reciclados que, ao invés do destino ser os lixões, poderão ser reutilizadosde forma racional e produtiva. Como exemplo destes materiais poderemos citar: caixas de papelão, cabos de vassoura, jornais, revistas, sacos plásticos e placas metálicas. Qualquer pessoa que tenha um mínimo de habilidade com ferramentas básicas (como martelo, serrote, tesoura) poderá montar seu próprio forno.
Com o forno solar alternativo, o cozimento utiliza a luz do sol como fonte de energia. Éuma forma de economizar na queima de combustível fóssil (GÁS BUTANO), diminuir a derrubada de árvores para a formação de carvão vegetal, ajudando assim a proteger o planeta e os indivíduos responsáveis pelo cozimento terão mais tempo livre para atuar em outras atividades.
Inventado na Suíça, em 1767, pelo naturalista Horace de Saussure, o forno solar levou séculos para ser difundido pelo mundo.Sua evolução deu um passo decisivo com a utilização de caixas de papelão e o uso de plásticos por duas pesquisadoras americanas, Bárbara Kerr e Sherry Cole.

O QUE É O FORNO SOLAR
O forno solar alternativo consta de uma caixa de papelão de, no mínimo, 35 por 45 cm, por não mais que 20 cm de fundura, sem tampa, forrada de papel alumínio, contendo no fundo uma chapa de metal pintada de preto, apoiadasobre pequenos calços de madeira. Sobre essa chapa são colocadas as panelas, também pintadas de preto, e com tampas de encaixe para reduzir a saída de vapor. Essa caixa é colocada dentro de uma outra caixa de papelão, maior e mais funda (7 a 10 centímetros para cada lado e para baixo), toda forrada com material isolante térmico como jornal picado, lã de vidro, algodão grosso, palha seca oumaterial similar. Esse conjunto de duas caixas (uma dentro da outra) é coberto com duas camadas de plástico transparente, sendo a primeira presa com grampos, ou tachinhas, a uma moldura quadrada de sarrafos, ou cabos de vassoura, formando uma tampa, e a segunda, a sobre-tampa, maior, cobrindo a caixa inteira, (a parte de cima e os quatro lados), fixada por um elástico. A camada de ar entre a tampa e asobre-tampa se mantém uniforme graças ao barbante ou fio de arame, que cruza a moldura de madeira da tampa criando um apoio para o elástico da sobre-tampa que tende a ficar flácido no calor do sol. (Essa forma de cobrir o forno solar difere do modelo americano e resulta de uma adaptação mais adequada à posição mais alta do sol nas latitudes do nordeste do Brasil ou em outras regiões do país).APROVEITAMENTO DA LUZ SOLAR
O semi-árido nordestino é definido, na maioria das vezes, como uma região seca e "castigada pelo sol". À irradiação solar constante e intensa é atribuída parte das mazelas dos que ali vivem. No entanto, a maioria dos nordestinos, assim como grande parcela da população brasileira, carece de um conhecimento básico e considerar o sol como um recurso natural fornecedor deenergia limpa e gratuita. É muito fácil verificarmos tal situação.Basta observarmos o quanto é baixo índice de aproveitamento da energia solar no país.
Um projeto que se beneficia dessa energia abundante e antipoluidora, divulgada pela caatinga nordestina é o forno solar alternativo construído e aplicado pelo Químico Ambiental Lúcio Galvão (Professor da UECE) e o Naturalista José Albano. Além deaproveitar o sol abundante em várias regiões do país, o forno solar reduzirá a destruição da caatinga para a produção de lenha. O forno solar alternativo transforma a irradiação solar em calor para o preparo de alimentos. Dados fornecidos por outros pesquisadores indicam que 30% da madeira retirada da caatinga transformam-se em lenha. Este fato foi facilmente constatado em algumas localidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Forno Solar
  • Forno solar
  • Forno Solar
  • Forno Solar
  • FORNO SOLAR
  • Forno solar
  • forno solar
  • Trabalho forno solar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!