Forno cubilô

Páginas: 6 (1367 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Sudeste
* Aspectos Naturais (Clima e vegetação)
Clima:
A região Sudeste apresenta os climas tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.
O clima tropical predomina nas baixadas litorâneas de Espírito Santo e Rio de Janeiro, norte de Minas Gerais e oeste paulista. Apresenta temperaturas elevadas (média anual de 22 °C) e duas estações definidas: uma chuvosa, quecorresponde ao inverno, e outra seca, que corresponde ao verão. Exemplo de Cidades com esse clima: Vitória, Rio de Janeiro, Presidente Prudente. O clima tropical de altitude, que ocorre nos trechos mais elevados do relevo, caracteriza-se por temperaturas mais amenas (média anual de 18 °C). Exemplo de Cidades com esse clima: Campos do Jordão, Poços de Caldas, Ouro Preto, Petrópolis e Nova Friburgo.
Oclima subtropical, que aparece no sul do estado de São Paulo, é marcado por chuvas bem distribuídas durante o ano (temperaturas médias anuais em torno de 16 °C a 17 °C) e por uma grande amplitude térmica. Exemplo de Cidades com esse Clima: Apiaí, Itapeva, Guapiara, Registro, Peruíbe, Itanhaém. Com dois tipos, Cfb nas áreas montanhosas da Serra do Mar e Paranapiacaba, e Cfa nas áreas mais baixas e nolitoral sul de São Paulo. Temos ainda, no norte de Minas Gerais, o clima semi-árido, mais quente e menos úmido, apresentando estação seca anual de 5 meses ou até mais nos vales dos rios São Francisco e Jequitinhonha.
No Sudeste, como em qualquer região, as temperaturas sofrem a determinante influência da posição geográfica, ou seja, da latitude, do relevo e da altitude e também da maritimidade.Desta forma, as regiões do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Rio Doce ambas no norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, localizadas em áreas de baixas latitudes e altitudes modestas, têm clima mais quente. Já a serra do Mar apresenta a maior umidade da região, pois barra a passagem dos ventos vindos do Atlântico, carregados de umidade, chovendo apenas nas vertentes orientais. A costatambém é naturalmente mais úmida, por influência da maritimidade.
As menores temperaturas da região são registradas nos picos da serra da Mantiqueira, localizados entre MG/SP, MG/RJ e MG/ES, que tem altitudes próximas de 3000m e consequentemente estão sujeitos a nevadas.
Vegetação:
A variedade de tipos de clima permite deduzir que primitivamente existiu uma variedade de tipos de vegetação, hojeem grande parte devastada, devido à expansão agrícola.
A floresta tropical constitui a formação dominante, mas seu aspecto varia muito. Ela é rica e exuberante nas encostas voltadas para o oceano — Mata Atlântica —, onde a umidade é maior, favorecendo o aparecimento de árvores mais altas, muitos cipós, epífitas e inúmeras palmáceas; encontra-se quase totalmente devastada, exceto nas encostasmais íngremes. No interior do continente, essa floresta apresenta menos densa, pois ocorre em áreas de clima mais seco; aparece somente em manchas, pois já está quase inteiramente devastada.
Em algumas áreas do interior há a ocorrência de matas galerias ou ciliares, que se desenvolvem ao longo das margens dos rios, mais úmidas. Nas áreas tipicamente tropicais do Sudeste, onde predominam solosimpermeáveis, ganha destaque a formação conhecida como cerrado, constituída de pequenas árvores, arbustos de galhos retorcidos e vegetação rasteira. A região apresenta pequenos trechos cobertos de caatinga no norte de Minas Gerais. As áreas mais altas das serras e planaltos do Leste e Sudeste, ao sul, de clima mais suave, são ocupadas por uma ou outra espécie do que foi um dia a floresta subtropicalou Mata de Araucárias. Em extensões também reduzidas do planalto aparecem trechos de formações campestres: os campos limpos, ao sul do estado de São Paulo, e os campos serranos, ao sul de Minas Gerais. Ao longo do litoral, faz-se presente a vegetação típica das praias, conhecida por vegetação litorânea.
* Aspectos Culturais (Costumes, cúlinaria, festas típicas)
A cultura da região Sudeste é,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Forno cubilo
  • Forno cubilo
  • forno cubilÔ
  • forno cubilo
  • Ferro Gusa, Coque
  • ESTUDO COMPARATIVO DO CUSTO PARA OBTENÇÃO DE FERRO FUNDIDO UTILIZANDO FUSÃO EM FORNO CUBILÔ VERSUS FORNO À INDUÇÃO
  • Fornos
  • Fornos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!