FORMULAÇÕES E ANÁLISES DE NOVOS PRODUTOS ENRIQUECIDOS COM PROTEÍNA E FERRO, SUBPRODUTOS DA CPBC (CADEIA PRODUTIVA DE BOVINOS DE CORTE)

839 palavras 4 páginas
FORMULAÇÕES E ANÁLISES DE NOVOS PRODUTOS ENRIQUECIDOS COM PROTEÍNA E FERRO, SUBPRODUTOS DA CPBC (CADEIA PRODUTIVA DE BOVINOS DE CORTE)

Bruna Ribeiro Rios¹; Pablo Rodrigo Fica Piras²
1. Bolsista PROBIC/CNPq, Graduanda em Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Feira de Santana, e-mail: brunarios01@gmail.com
2. Orientador, Departamento de Tecnologia, Universidade Estadual de Feira de Santana, e-mail: pafipi@gmail.com

PALAVRAS-CHAVE: formulações enriquecidas, ferro heme.

INTRODUÇÃO

Quando não acessível na quantidade suficiente, a carência de ferro na dieta quotidiana pode originar problemas nutricionais. Por estar disponível em grandes quantidades como resíduo, o sangue bovino, fonte de ferro hematínico, rico em aminoácidos essenciais, pode ser incorporado a alguns alimentos como biscoitos e cereais extrusados (NOGUEIRA, COLLI, COZZOLINO, 1992), conforme mostram outros trabalhos já publicados.
Uma vez que o RIISPOA (BRASIL, 1952) admite a utilização do sangue para a produção de embutidos, como a morcela, por exemplo (Artigo 416 e 417), pode-se inferir que é permitido o uso do sangue de abate animal para a alimentação humana. No entanto, para isso, deve ser recolhido isoladamente de cada animal com faca vampiro, em recipientes separados, rejeitando os que forem considerados impróprios para o consumo de acordo com o estado de saúde do animal, respeitando também as boas práticas e a higiene no recolhimento e pré-tratamento deste subproduto (BRASIL, 1952)
A anemia por falta de ferro no organismo tem sido muito comum, na maioria das vezes entre crianças, principalmente devido à uma dieta alimentar incompleta ou incorreta. Por esse motivo, tem-se estimulado a adição de ferro em muitos alimentos populares, como farinha de trigo e fubá. Porém, esta suplementação é geralmente feita com a adição de sulfato ferroso, cuja absorção pelo organismo (biodisponibilidade) é baixa (SIMÔES, 1999). O ferro presente no sangue bovino, ao contrário, possui alta

Relacionados