FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICADO BRASIL

2445 palavras 10 páginas
A Escravidão e Debret

Jean-Baptiste Debret foi um importante artista Francês, que com sua chegada ao Brasil passou a retratar o cotidiano dos brasileiros, seus hábitos e costumes, sua maneira de agir de se vestir, seu jeito de ser e pensar, ou seja, tudo que visualizava o artista passava para seus quadros. Relatou Bastante o cotidiano dos escravos e seu dia a dia com as famílias brasileiras. Debret chegou ao Brasil trazido pelo príncipe pela coroa portuguesa, com a intenção de trazer cultura para o nosso país, além dele, mais artistas franceses vieram. Suas obras foram criadas no período colonial que corresponde ao descobrimento do Brasil pelos portugueses em 1500 e sua independência de Portugal em 1822, com a colonização do Brasil havia necessidade de se obter mão de obra, com isso passaram a utilizar os índios como escravos porem a oposição da igreja dificultou essa pratica, em consequência disso trouxeram negros da África para trabalhar nas lavouras de café e minas de ouro, tais escravos recebiam um péssimo tratamento, e muitas das vezes comiam alimentos estragados, dormiam no chão e recebiam castigos físicos. O artista retratou a vida dos escravos em suas obras, como no quadro abaixo ele mostra como os negros eram castigados no chamado “tronco” e levavam chibatadas nas costas por sua desobediência.

Nessa Obra o artista revela os castigos que sofriam os escravos que desobedeciam seus donos. O castigo era dado por outro muitas das vezes por outro escravo.
Filme Carlota Joaquina, a princesa do Brasil

Cena 01 Na cena em que a família real chega ao Brasil de Navio, e ancoram na Bahia, o povo do Brasil os Recebe com certa curiosidade e respeito, por serem da realeza começam a beijar suas mãos, a princesa Carlota Joaquina sente nojo e um certo preconceito com o nosso povo e diz que o povo do Brasil é imundo é que só tinha índios e negros. A falta de Respeito com o povo Brasileiro vem desde a Chegada da Família Real no

Relacionados