Formação Economômica Brasileira

1834 palavras 8 páginas
O papel da religião católica na formação dos nexos da sociedade colonial.

Aline M. Miglioli RA 0946288
Petrus Francisco de Paula RA 095022

Introdução
Ao pensarmos sobre a sociedade Brasileira hoje e procurarmos as raízes históricas da formação da nossa sociedades (seus costumes, culturas, hábitos etc.) não podemos o fazer sem pensar na importância que a religião exerceu. Apesar das discórdias sobre a relevância da missão civilizatória na decisão de desbravar os mares por novas terras, sabemos que o povo Português neste período era um povo extremamente católico e que independente da intensidade, a religião exerceu sim um papel decisivo para lançar-los aos mares.
Estes mesmos portugueses ao chegarem ao Brasil para a colonização vários anos depois da”descoberta” trouxeram com sigo a reprodução dos nexos sociais encontrados no seu antigo país e além da cultura, tradições, relações sociais, também trouxeram consigo a religião, que exerceu um papel importantíssimo para a formação daquilo que originaria o povo Brasileiro.
Este trabalho se propõe a discutir em quais âmbitos da sociedade e como a religião influenciou a formação do homem do Brasil Colonial. Até quando a Igreja exercia algum poder de coersão sobre o que Florestan Fernandes chamou de homem cidadão.
Devemos lembrar, antes de iniciar o trabalho que a Igreja é de uma instituição humana, formada por seres humanos no seu tempo e momento social e que, portanto, também comete erros e acertos, e tem opiniões distintas em diferentes épocas.

O papel da Igreja na formação dos nexos da Sociedade Colonial.
Para facilitar o entendimento, vamos dividir em itens as explicações.
a) O papel da Igreja como reguladora das leis.
Quando os portugueses aqui chegaram, encontraram aqui, uma sociedade sem leis, sem um governo forte, sem uma aparelhagem do Estado. Conseqüentemente, não encontraram aqui regras, além daquelas que chegavam de Portugal e estavam, muitas vezes, descoladas

Relacionados

  • Le Monde Diplomatique Brasil
    11937 palavras | 48 páginas
  • TRANSPORTE HIDROVIÁRIO NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE PERIODIZAÇÃO E MAPEAMENTO DAS VIAS NAVEGÁVEIS
    18160 palavras | 73 páginas