formação dos leitorea

461 palavras 2 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAÍSO DE GOIÁS
CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS LETRAS

TUTORA DENISE RIBEIRO
BETHANIA SOUSA NASCIMENTO OLIVEIRA RA: 4200074406

VALPARAÍSO DE GOIÁS- GO
20/09 /2014
FORMAÇÃO DE LEITORES.
A professora Renata faz a leitura para seus alunos levando-os a conhecer a literatura infantil, a partir desse momento cada criança terá uma visão diferente da leitura que a professora realizou, produzindo assim uma ideia sobre o assunto abordado, mesmo que essas crianças não saibam ler.
Será gerado em cada aluno a curiosidade sobre o conteúdo oferecido no texto seja ele literário ou não despertando assim o desejo pela leitura e em consequência desse desejo as crianças aprenderam a escrita e terão sua visão de mundo.
O relato de Delia Lerner, professora de graduação e de mestrado nas universidades de Buenos Aires e La Plata, para a (Revista Nova Escola em 06 abr.2013) deixa bem claro para nós o que ocorre com uma criança quando ela tem contato com textos mesmo antes de ser alfabetizada:

Lembro-me de uma menina que chegou á 1ª série muito avançada na construção do sistema de escrita. O que acontecia: sua mãe é cabeleireira, levava para casa revistas para aprender novos penteados e as compartilhava com a garota. (Revista Nova Escola em 06 abr.2013)

Observa-se que mesmo sem conhecer a leitura a criança desenvolve a construção da escrita, a partir do momento que ela tem contato com um tipo de revista que é relacionado à profissão de sua mãe.
A escola pode oferecer ao aluno o conhecimento da leitura da escrita e uma visão de mundo diferente, porém para que o aluno se destaque no campo da leitura e compreensão é necessário que tanto a família desse aluno quanto ele mesmo seja engajado e ter o hábito da leitura o que não ocorre na maioria das vezes, muitas vezes os pais querem que as crianças sejam bons leitores, porém a leitura não faz parte do cotidiano desses

Relacionados